NOTÍCIAS

Cultura | 14.02.14 - 15h02

Prefeitura inaugura Creche-escola nesta sexta (14)

[caption id="attachment_43765" align="alignleft" width="680"] Unidade localizada na comunidade de Bola na Rede recebe nome da empresária Carmelita Muniz de Araújo. Creche atende a 110 crianças de 1 a 5 anos do bairro da Guabiraba. (Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

 Inaugurada na manhã desta sexta-feira (14) pelo prefeito Geraldo Julio, a nova creche-escola da comunidade de Bola na Rede recebeu o nome da empresária Carmelita Soares Muniz de Araújo. A unidade de ensino conta com quatro salas de aula, sala de tecnologia, parque infantil, cozinha e refeitório. Com a inauguração, são oferecidas 110 vagas para crianças de 1 a 5 anos do bairro da Guabiraba. É a terceira creche-escola que abre as portas na atual gestão, de uma série de 42 que começam a funcionar até 2016.

Para o prefeito Geraldo Julio, a nova creche-escola Dona Carmelita Muniz de Araújo vai oferecer aquilo que a empresária também sonhou quando dedicou a vida à educação infantil: um futuro diferente para as crianças do Recife. "Hoje é um daqueles dias de tirar do papel o programa de governo, transformando-o em realidade. Esta creche vai dar às crianças, no futuro, o direito de escolher a profissão que quiserem. Porque vão ter recebido uma educação que vai permitir essa escolha. Tenho certeza de que os funcionários, com carinho, dedicação e esta estrutura de trabalho, vão oferecer aos alunos um grande futuro", discursou, durante a cerimônia de inauguração da creche-escola.



Localizado na Estrada da Mumbeca, nº 100, no bairro da Guabiraba, a creche-escola Dona Carmelita Muniz de Araújo recebeu investimento de R$ 1,1 milhão da Prefeitura do Recife. O terreno conta com área total de 1.760 m², com 585 m² de área construída e o restante destinado ao parque infantil, área verde e estacionamento. Cada uma das cinco salas de aula tem área de 33 m² e vai receber as turmas de crianças de 1, 2, 3, 4 e 5 anos. Todo o equipamento segue o padrão de construção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Emocionados, os três filhos de Carmelita Muniz de Araújo conheceram a creche-escola que homenageia a mãe e parabenizaram a PCR pela obra entregue aos moradores de Bola na Rede. "Tenho certeza de que será um grande avanço para a comunidade, permitindo que sejam formados aqui os futuros cidadãos. Pessoas que possam trazer exemplo de caráter e humildade para o Recife. Estamos impressionados com essa estrutura e muito gratos pela homenagem a nossa mãe. Temos certeza de que, onde ela estiver, vai orar pelas crianças daqui", disse José Luiz Muniz de Araújo, que estava acompanhado dos irmãos Celso Muniz de Araújo Filho e Cristiana Soares Muniz de Araújo.

[caption id="attachment_43766" align="alignleft" width="680"] São oferecidas 110 vagas para crianças de 1 a 5 anos do bairro da Guabiraba. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]



Além de atuar no ramo da construção civil e no negócio de shopping centers, Carmelita Muniz de Araújo dedicou a vida à educação infantil. Ela era casada com o empresário Celso Muniz de Araújo, com quem conduziu a Imobiliária CM, a Construtora Muniz de Araújo e o Shopping Boa Vista, que estimulou a revitalização do comércio do Centro do Recife. Como educadora, destacou-se por construir e manter uma creche no Ibura, além de contribuir para as campanhas de solidariedade da Igreja Católica no Recife. Dona Carmelita faleceu em 20 de setembro de 2012.

MAIS CRECHES - O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa, destacou que mais oito creches-escolas serão inauguradas em 2014. As próximas duas unidades abrem as portas até março: A creche-escola 8 de março, no Ibura de Baixo; e o Rotary, em Nova Descoberta. "Nós estamos abrindo uma série desses equipamentos para dar uma melhor educação à população e formar cidadãos recifenses cada vez mais preparados para a vida em sociedade", reforçou, durante a inauguração da creche Dona Carmelita.

Desde esta quinta-feira (13), as crianças já estão tendo atividades pedagógicas na creche Dona Carmelita. Sara Rayssa Monteiro da Silva, de 4 anos, está encantada com a nova escola e ansiosa pela chegada da irmã Ingrid Samara, 3, que vai começar as aulas na próxima semana. A avó das meninas, Maria das Graças Gomes Monteiro, 57, aprovou o novo espaço para a educação das crianças de Bola na Rede. "Está ótimo, uma verdadeira joia. Agora vou poder trabalhar todas as manhãs. Antes, tinha que levar as meninas para o trabalho. Vai ser bom para a família de todos os alunos", comemorou.

A diretora da unidade, Josivane Rodrigues, conta que a equipe de cinco professores, uma auxiliar de desenvolvimento infantil e cinco auxiliares gerais está empolgada com o novo desafio. "Este é um sonho realizado para a comunidade. Estamos dando um espaço digno para a educação infantil, por isso temos um grupo motivado e esperançoso de fazer um bom trabalho", disse a educadora, que já planeja para março a primeira reunião com a comunidade.