Secretaria-executiva para a Primeira Infância

NOTÍCIAS

Primeira Infância | 14.02.20 - 17h59

Prefeitura lança consulta popular digital para elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância

 

Iniciativa inédita prevê colaboração via plataforma Colab. Crianças da rede municipal também serão ouvidas em etapas futuras.

A partir da próxima segunda-feira (17), a Secretaria Executiva para a Primeira Infância do Recife e o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) lançam a primeira consulta para escuta popular acerca da elaboração do primeiro Plano Municipal para a Primeira Infância do Recife. O Plano, que abrange um período de dez anos, visa estabelecer políticas públicas para a população entre 0 e 6 anos, além de mães e cuidadores de crianças nessa faixa etária, considerada essencial ao pleno desenvolvimento dos futuros cidadãos.

Para participar, qualquer cidadão que possua e-mail e CPF pode acessar o endereço https://consultas.colab.re/primeirainfanciarecife na plataforma Colab e contribuir. No questionário, estão previstas perguntas sobre diversas áreas e serviços, além de permitir ao cidadão que emita opiniões sobre serviços e ações, sendo o internauta usuário ou não do sistema de acolhimento oferecido pela gestão municipal.

O sistema de escutas também contará com a ajuda de embaixadores para o Plano Municipal para a Primeira Infância, figuras que irão contribuir de forma voluntária para ajudar a divulgar a consulta digital e irão receber um kit de informações para divulgação da escuta em suas redes sociais. Quem quiser se candidatar, poderá baixar o aplicativo do Colab e, no primeiro texto, clicar em “Quero se embaixador”.

Em paralelo, a Secretaria Executiva de Primeira Infância também irá promover, em conjunto com a Secretaria de Educação do Recife, uma escuta às mais de 40 mil crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental matriculadas na rede municipal de ensino. “É essencial que as crianças participem, pois elas são as protagonistas desse processo e são sujeitos de direitos e de ideias acerca da cidade que elas querem para o futuro. Elas são muito criativas e, sem dúvidas, contribuirão com sugestões pertinentes e valiosas”, enfatiza Rogério Morais, secretário Executivo para a Primeira Infância do Recife.

A pesquisa da Colab estará aberta para a população até 16 de março. Finda a consulta, os dados serão aglutinados para ajudar a formular o Plano Municipal para a Primeira Infância, que será encaminhado para votação na Câmara dos Vereadores do Recife. Na rede de ensino, as atividades com as crianças devem durar até o mesmo período, ao longo do qual também serão ouvidas escolas privadas e a rede de escolas comunitárias, além de entidades ligadas ao setor.