Prefeitura lança consulta popular digital para elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Iniciativa inédita prevê colaboração via plataforma Colab. Crianças da rede municipal também serão ouvidas em etapas futuras.
A partir da próxima segunda-feira (17), a Secretaria Executiva para a Primeira Infância do Recife e o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) lançam a primeira consulta para escuta popular acerca da elaboração do primeiro Plano Municipal para a Primeira Infância do Recife. O Plano, que abrange um período de dez anos, visa estabelecer políticas públicas para a população entre 0 e 6 anos, além de mães e cuidadores de crianças nessa faixa etária, considerada essencial ao pleno desenvolvimento dos futuros cidadãos.
Para participar, qualquer cidadão que possua e-mail e CPF pode acessar o endereço https://consultas.colab.re/primeirainfanciarecife na plataforma Colab e contribuir. No questionário, estão previstas perguntas sobre diversas áreas e serviços, além de permitir ao cidadão que emita opiniões sobre serviços e ações, sendo o internauta usuário ou não do sistema de acolhimento oferecido pela gestão municipal.
O sistema de escutas também contará com a ajuda de embaixadores para o Plano Municipal para a Primeira Infância, figuras que irão contribuir de forma voluntária para ajudar a divulgar a consulta digital e irão receber um kit de informações para divulgação da escuta em suas redes sociais. Quem quiser se candidatar, poderá baixar o aplicativo do Colab e, no primeiro texto, clicar em “Quero se embaixador”.
Em paralelo, a Secretaria Executiva de Primeira Infância também irá promover, em conjunto com a Secretaria de Educação do Recife, uma escuta às mais de 40 mil crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental matriculadas na rede municipal de ensino. “É essencial que as crianças participem, pois elas são as protagonistas desse processo e são sujeitos de direitos e de ideias acerca da cidade que elas querem para o futuro. Elas são muito criativas e, sem dúvidas, contribuirão com sugestões pertinentes e valiosas”, enfatiza Rogério Morais, secretário Executivo para a Primeira Infância do Recife.
A pesquisa da Colab estará aberta para a população até 16 de março. Finda a consulta, os dados serão aglutinados para ajudar a formular o Plano Municipal para a Primeira Infância, que será encaminhado para votação na Câmara dos Vereadores do Recife. Na rede de ensino, as atividades com as crianças devem durar até o mesmo período, ao longo do qual também serão ouvidas escolas privadas e a rede de escolas comunitárias, além de entidades ligadas ao setor.