Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Covid-19 | 14.02.22 - 11h40

Recife chega à marca de 1,5 milhão de pessoas com ao menos uma dose da vacina contra a covid-19

img_alt

Prefeitura do Recife iniciou vacinação em janeiro de 2021 e já aplicou mais de 3,3 milhões de doses até agora. (Foto: Iggor Gomes)

 

Promovendo uma campanha intensa de vacinação com diversas frentes montadas na cidade ao longo dos últimos doze meses, Recife chegou à marca de 1,5 milhão de pessoas com ao menos uma dose da vacina contra a covid-19 na noite deste domingo (13). O Recife iniciou a vacinação contra a covid-19 em janeiro de 2021 e de lá pra cá, a capital pernambucana aplicou um total de 3.346.973 de doses da vacina contra a covid-19 e 1.346.943 pessoas com esquema vacinal completo.

Durante o ano de 2021, Recife chegou a contar com 26 pontos de imunização, sendo 12 centros e 14 drive-thrus, em que não é preciso descer do veículo para receber o imunizante. Já com 86,25% da população vacinável acima de 12 anos com esquema vacinal completo, desde o dia 31 de dezembro de 2021, a Sesau iniciou a desmobilização de alguns locais de vacinação contra a covid-19, migrando o serviço para as unidades básicas de saúde dos bairros. A mudança permitiu a descentralização da vacinação, que está ocorrendo em 22 unidades de saúde, espalhadas nos oito Distritos Sanitários, além de outros três pontos: Geraldão, na Imbiribeira; Parque Urbano da Macaxeira, no bairro de mesmo nome; e UPA-E Professor Fernando Figueira, no Ibura.

Do início da campanha de vacinação até agora, a Prefeitura do Recife lançou várias ações voltadas para o público adulto: Caldinho da Vacina, Carro da Vacina, além da vacinação itinerante, aproximando as comunidades da imunização contra a covid-19, com a aplicação de cerca de 70 mil doses dos imunizantes. Em dezembro de 2021 e janeiro deste ano, como parte das estratégias para ampliar a quantidade de pessoas vacinadas, a Prefeitura também instalou cinco postos de vacinação nos principais shoppings da cidade (Plaza Shopping, em Casa Forte; Tacaruna, em Santo Amaro; Boa Vista, no Centro da cidade; RioMar, no Pina; e Recife, em Boa Viagem), para vacinar sem necessidade de agendamento.

A imunização contra a covid-19, na capital pernambucana, continua sendo realizada e acontece de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Para receber a dose, é necessário fazer cadastro e agendamento através do site https://conectarecife.recife.pe.gov.br/ ou aplicativo do Conecta Recife.

No dia 15 de janeiro, a cidade iniciou a vacinação de infantil, de crianças entre cinco e 11 anos. Para este público, a Secretaria de Saúde (Sesau) do município montou Centros de Vacinação exclusivos na sede do Sest/Senat, no Porto da Madeira; na UFPE, na Cidade Universitária; na Faculdade Universo, na Imbiribeira; e na Unicap, na Boa Vista. A vacina está sendo aplicada de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30, sendo necessário fazer o agendamento pelo site ou aplicativo do Conecta Recife.

Na última sexta-feira (11), para ampliar a vacinação infantil, foi lançado o Parquinho da Vacina, uma ação itinerante pelas comunidades do Recife, sem necessidade de agendamento, com um mini parque de diversões, com brinquedo inflável, jogo de futebol, pipoca e outros atrativos. No “Parquinho da Vacina”, a expectativa da Secretaria de Saúde municipal é vacinar pelo menos 500 crianças em cada dia de ação, que acontece sempre das 8h às 16h, nas sextas, sábados e domingos. No primeiro dia (11) da ação, a vacinação superou as expectativas e chegou à marca de 642 crianças vacinadas. A imunização infantil no Recife teve início no dia 15 de janeiro e, até o momento, foram vacinadas contra a covid-19 um total de 42.137 crianças entre cinco e 11 anos - o que representa 26,41% de cobertura vacinal.

ASSUNTOS: