Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 14.02.23 - 19h08

Carnaval: Secretaria de Saúde do Recife dá dicas para curtir a folia com saúde e proteção

Foliões devem estar atentos aos cuidados com a pele, hidratação e proteção contra infecções sexualmente transmissíveis

 

 

Depois de dois anos sem curtir o Carnaval por causa das restrições da covid-19, muita gente está ansiosa pelos dias de folia deste ano. Por isso, a Secretaria de Saúde do Recife reforça algumas orientações para aproveitar a Festa de Momo com saúde, proteção e muita animação. Confira algumas dicas logo abaixo.

 

Antes de sair de casa para curtir a folia, é importante que seja feita uma boa refeição, com alimentos mais leves e de fácil digestão. “Saco vazio não para em pé, por isso, é fundamental comer bem antes de gastar energia nos blocos de carnaval. No café da manhã, uma dica é optar por frutas, sucos, pão, ovos mexidos ou cozidos, tapioca, queijo, que não vão pesar e ainda darão muito ânimo”, destaca a médica da família Noele Campos, que atende na Upinha Nossa Senhora do Pilar, no bairro do Recife. 

 

Para quem vai curtir durante o dia, é imprescindível o uso do protetor solar no rosto, lábio e no restante do corpo, sempre estando atento às especificidades e fator de proteção adequado para cada área. Levar o produto na pochete é importante para repor ao longo do percurso que é feito atrás dos blocos. Além disso, usar boné ou chapéu e óculos escuros como adereços é uma ótima forma de se proteger do sol. O folião também deve optar por roupas mais leves e sapatos confortáveis para aguentar o ritmo do Carnaval.

 

A médica ainda reforça orientações quanto à maquiagem e produtos para o cabelo. “Temos visto os danos que as pomadas para modelar e fixar tranças e penteados vêm causando e a recomendação da Anvisa é para não utilizar nenhum produto desse tipo. É preciso também ter cuidado com o glitter nos olhos, sempre optando por itens específicos para essa área e que, comprovadamente, não façam mal para a visão. O mesmo vale para maquiagens: o folião deve usar aquelas que são dermatologicamente testadas e têm reconhecimento dos órgãos sanitários”, detalha Noele. 

 

Durante a folia, também não se pode esquecer da hidratação e a orientação é beber muito líquido. “Vale água de coco, mineral, suco. O importante é não baixar a ingestão hídrica. Estamos em pleno verão e isso, associado ao calor e ferveção dos blocos de Carnaval, aumentam os riscos de desidratação”, destaca Campos. Essa dica também vale para quem faz uso de álcool: entre uma cerveja e outra, por exemplo, o ideal é beber um copo de água. E também consumir todo tipo de bebida alcoólica com moderação.

 

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são outro ponto que merece bastante cuidado, especialmente no Carnaval. A Prefeitura do Recife montou um esquema especial para prevenção do HIV, sífilis, hepatites B e C e outros agravos, e durante os dias de folia, fará distribuição gratuita de preservativos, gel lubrificante, além de testagem rápida e entrega de material educativo. 

 

“Sem proteção não pode acontecer relação sexual, nem mesmo sexo oral. Por isso, a camisinha é item indispensável. E para os casos de acidentes com o preservativo, é possível realizar teste para detecção de IST e também ter acesso à Profilaxia Pós-Exposição (PeP) ao vírus HIV”, reforça Noele Campos. Outras informações sobre esse assunto podem ser acessadas no link: https://bit.ly/3YKPRJd.

 

No meio da folia, é importante ficar atento também ao consumo dos alimentos comercializados. A higiene do local e a procedência dos produtos vendidos devem estar entre os primeiros pontos observados, além da temperatura e acondicionamento dos alimentos, que devem estar protegidos contra poeira, saliva e insetos. Com relação às bebidas, a orientação é não levar latas ou garrafas diretamente à boca e sempre optar por colocar os líquidos em copos, preferencialmente um que tenha sido levado de casa. 

 

E depois de seguir essas orientações é só colocar a fantasia e cair na folia para aproveitar o melhor Carnaval do mundo!