Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 14.02.23 - 12h01

Mais de 600 recifenses matriculados em cursos profissionalizantes do Qualifica Recife

img_alt

Neste mês foram ofertadas vagas em mais de 50 formações disponíveis pela Prefeitura do Recife, totalmente gratuitas. Programa planeja ofertar mais 2 mil vagas de cursos profissionalizantes nos próximos meses. (Foto: Divulgação)


Mais 600 recifenses irão começar a se qualificar para o mercado de trabalho neste mês de fevereiro. Todos eles se inscreveram nos mais de 50 cursos ofertados pelo programa Qualifica Recife para este primeiro semestre de 2023. Os cursos serão ministrados nas 17 Escolas Profissionalizantes do Recife, presentes em diversos bairros da cidade. 


Essa foi a primeira vez em que as inscrições para os cursos do Qualifica Recife ocorreram de forma exclusiva no GO Recife. Ao todo, mais de 1.100 recifenses acessaram a aba de cursos da plataforma durante o período de inscrições, de 23 de janeiro a 3 de fevereiro. Entre os cursos com maior número de inscritos estão Corte de Cabelo e Escova, Libras, Espanhol e Doces Finos e Tortas, todos com mais de 20 matriculados cada.

A plataforma GO Recife é acessada por meio do aplicativo do Conecta Recife ou site (https://gorecife.recife.pe.gov.br/), onde o usuário deve ter seu login e senha cadastrados. Caso ainda não possua, será necessário baixar o aplicativo e realizar o cadastro. Ao entrar na plataforma, o interessado vai encontrar no menu principal a opção "cursos". Na aba, estará disponível a lista de cursos profissionalizantes, nome e endereço das escolas, além do período da capacitação, carga horária, turno, quantidade de vagas, idade mínima, entre outras informações. Ao finalizar a inscrição, o candidato à vaga receberá uma mensagem já com a data para realizar a matrícula presencialmente na escola escolhida, assim como a relação de documentos necessários à matrícula.  

Com essa primeira leva de estudantes, a Prefeitura do Recife busca atender as demandas do mercado por uma mão de obra mais qualificada e assim gerar mais emprego e renda na cidade. Segundo a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Adynara Gonçalves, este ano a meta é qualificar quatro mil alunos na cidade. Para isso, a Prefeitura do Recife está realizando parcerias com o setor privado e investindo na infraestrutura das escolas, inclusive com aquisição de novos equipamentos. “Estamos trabalhando para oferecer todo suporte para uma melhor formação”, destacou Adynara.

NOVAS OPORTUNIDADES - Ao longo dos próximos três meses, a Prefeitura, por meio do Qualifica Recife, irá disponibilizar mais de duas mil vagas em mais de 70 cursos que serão executados pelo Senac-PE em suas escolas profissionalizantes. Dentre os cursos disponíveis estão os de Artesanato com Material Reciclado, Design e Confecção de Bolsas, Gestão Financeira, Bolos e Doces Regionais, Mindset Empreendedor, Prospecção de Clientes, Técnicas de Confeitaria, entre outros.