Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Carnaval | 14.02.23 - 11h59

Prefeitura do Recife realiza ações de prevenção de arboviroses durante o Carnaval

img_alt

Do Sábado de Zé Pereira (18) até a Terça-feira Gorda (21), agentes de saúde ambiental e controle de endemias farão inspeções para controle do mosquito Aedes aegypti nos locais onde estarão instalados os polos carnavalescos e também nas áreas vizinhas. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)


No período de carnaval, as atenções da população se voltam para a folia,  mas a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau),  alerta que os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chinkungunya, não podem ser esquecido durante os dias de festa. Por isso, no período carnavalesco, a Prefeitura do Recife também vai intensificar os cuidados com as arboviroses. Do Sábado de Zé Pereira (18) até a Terça-feira Gorda (21), agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces)  realizarão uma série de ações de controle nos polos carnavalescos e também nas áreas vizinhas. 

Cerca de 90 profissionais vão se revezar em esquema de plantão para atuar na eliminação de possíveis criadouros de mosquitos, nos polos da Prefeitura, em imóveis vizinhos aos locais dos eventos, bem como em pontos estratégicos mais importantes da cidade. 

“Nossa responsabilidade sanitária é a maior motivação para realizar essas ações, que vão além da nossa rotina. Estamos no verão, momento em que a proliferação dos mosquitos é maior. O calor intenso e a grande aglomeração de pessoas se tornam um cenário favorável à alta transmissão das arboviroses”, explica a gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Vânia Nunes. 

Como esses espaços vão receber uma grande quantidade de foliões, para minimizar o risco de adoecimento por dengue, zika ou chikungunya, os asaces farão intervenções para identificar e eliminar criadouros potenciais e reais do mosquito. Além disso, nas intervenções, serão realizados tratamento focal com larvicida biológico, aspiração de mosquitos adultos e avaliação de risco ambiental. Os profissionais também darão orientações à população sobre prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – Para realizar denúncias de possíveis focos do Aedes aegypti, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. A população ainda pode utilizar a Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800 281 1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.

ANIMAIS DE GRANDE PORTE - Durante o Carnaval, de 17 a 22 de fevereiro, a Vigilância Ambiental do Recife também vai atuar no recolhimento de animais de grande porte que estejam circulando em vias públicas próximas aos polos de folia montados pela Prefeitura. Para acionar o serviço, basta ligar para o telefone (81) 3355-7712.