Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 14.02.23 - 17h32

Prefeitura do Recife reforça vacinação para crianças e adolescentes com Dia D nas escolas, nesta quarta-feira (15)

img_alt

Campanha será realizada em 25 creches e escolas municipais até o dia 31 de março. Serão disponibilizados mais de 15 imunizantes para atualização dos cartões de vacina. (Foto: Brenda Alcântara/PCR)

 

Na cidade do Carnaval, a vacina pede licença à folia para uma missão importante: o Dia D de imunização nas escolas. Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura do Recife soma esforços à campanha promovida pelas secretarias de Saúde e Educação do Estado para incentivar e reforçar a importância da vacinação de crianças e adolescentes em idade escolar. Ao todo, serão 25 instituições municipais, entre creches e escolas, que receberão a visita dos profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife até o dia 31 de março. A relação completa pode ser conferida aqui: https://bit.ly/diadvacinacaonasescolas.

 

Todos os imunizantes do calendário de rotina da criança e adolescente estarão disponíveis para que seja verificada a demanda de cada faixa etária, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde. “Serão disponibilizados mais de 15 imunizantes para atualização do cartão de vacinas das crianças e adolescentes. Entre eles, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C e febre amarela”, enumera a coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

 

Além dessas, a vacina contra covid-19 também será ofertada para todos os meninos e meninas que estão dentro do perfil para receber a primeira ou segunda dose. Também serão vacinadas, com a primeira dose de reforço (terceira dose), as crianças a partir de 3 anos que já tomaram a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. É importante lembrar que os estudantes aptos a receber a vacina contra covid-19 podem tomá-la sem necessidade de intervalo de tempo entre as doses.

 

A Sesau reforça a orientação já passada para os pais ou responsáveis de levar um documento de identificação do estudante e do responsável. Além disso, é fundamental levar o cartão de vacinação no dia que os profissionais de saúde estiverem na escola ou creche.