Recife faz contagem regressiva para o melhor Carnaval de rua do país
Em breve, o Recife e as mais genuínas alegrias e tradições da cidade têm encontro marcado com o Brasil inteiro, suas músicas, novidades e diversidades: vai começar a maior e mais plural festa de rua do país. Celebrando foliões, fazedores de cultura e toda a gente que espera o ano para se meter na brincadeira, a programação conta com mais de 98% de atrações locais, fomentando a cena musical e da cultura popular, produzidas em casa. Tudo se espalhará por mais de 50 polos, onde 3 mil apresentações encontrarão e embalarão os coloridos públicos de Momo. Toda as atraçoes e informações sobre a maior festa do Brasil estão disponíveis no link: http://carnaval.recife.pe.gov.br/ e no QR Code disponível ao fim deste texto.
“O Carnaval do Recife é feito de gente: os recifenses e todos os turistas que vêm até a nossa cidade vivenciar o maior carnaval do país. Esta grande festa da nossa cultura e tradição movimenta e muita a nossa economia. São mais de 50 mil pessoas trabalhando para fazer a folia acontecer, desde o trabalhador informal, até os grandes hotéis e restaurantes. Também vamos atender ao pedido dos foliões de prolongar o festejo, com programações no Marco Zero na quinta e sexta-feira após a quarta-feira de cinzas”, afirmou o prefeito João Campos.
Com o tema ‘Carnaval do Recife. É gente’, a grandiosa celebração reunirá nomes de peso da música local e nacional, como Raphaela Santos, Glória Groove, Zé Manoel, Menos é Mais, Isadora, BaianaSystem, Martins, Mãeana, Almério, Criolo, Encanto e Poesia, João Gomes, Lula Queiroga, Jota Michiles, Silvério Pessoa, Flaira Ferro, Almir Rouche, Siba, Devotos, Bongar, Ferrugem, Daruê Malungo, Alceu Valença, Kátia de França, a volta do Grande Encontro e o inoxidável Ney Matogrosso, que se apresentará no dia 27, embalando a abertura da festa, no Marco Zero.
A cultura popular também protagonizará os festejos. Além das tradicionais apresentações dos vencedores do Concurso de Agremiações, abrindo todos os dias de programação no Marco Zero, maracatus e caboclinhos, bois e ursos, escolas de samba, blocos de pau e corda, tribos de índios, troças carnavalescas, clubes de frevo e todas as modalidades de brinquedos, que são festa o ano inteiro na cidade que até a Unesco confirma ser criativa e musical, desfilarão uma grande novidade neste Carnaval, que fez sua estreia já nas prévias. Serão ampliados e espalhados pelo calendário e geografia da festa os tradicionais corredores da folia, abrindo alas para o desfile de agremiações antes e durante o reinado de Momo.
“Nada melhor do que a gente mostrar e celebrar quem faz o carnaval de rua acontecer: gente. O carnaval já começou e começou quente com as mais de 40 prévias gratuitas no Recife. Vamos tomar as ruas com muita energia, beleza e paz para brincar o melhor carnaval em linha reta do mundo inteiro”, declarou Milu Megale, secretária de cultura do município.
Os corredores estrearam já durante as prévias, no último dia 7 de fevereiro, com atrações variadas.Confirmando o centro da cidade como palco histórico das brincadeiras populares e nascedouro das mais genuínas manifestações, os desfiles acontecerão toda sexta, sábado e domingo, até o próximo dia 23, engrossando o cordão das prévias e convidando o Recife a celebrar e seguir suas tradições, em animados cortejos pelas ruas da Moeda, Rio Branco e Bom Jesus até a Praça do Arsenal.
“O Carnaval do Recife está cada vez maior, irreverente e democrático, com 50 polos que evidenciam toda a nossa cultura popular e o encontro dos foliões. São mais de três mil contratações para fazer esta grande festa acontecer, com 98% de atrações locais. O Recife abraça todos que chegam para vivenciar o Carnaval, seja brincando ou trabalhando”, garantiu o Presidente da Fundação de Cultura do Recife, Marcelo Canuto.
Em cima dos palcos, mais novidades. Fará sua estreia neste Carnaval 2025 um polo instrumental no Parque das Graças. Celebrando a vocação histórica do Recife para os metais e percussões, que embalam o frevo e tantos outros ritmos nativos ou cativos, como o choro e o pife, a programação do palco será oferecida de domingo a terça, protagonizada por virtuosos da música instrumental, como o percussionista Gilu Amaral, o saxofonista de fôlego e talento ímpares Henrique Albino, o pianista de renome internacional Amaro Freitas, além de Hamilton de Holanda e do maestro Edson Rodrigues, um dos mais celebrados sinônimos de frevo no dicionário musical recifense.
“O Recife está entre os três destinos mais procurados para o Carnaval no Brasil. Vamos lotar nossos hotéis e movimentar muito a nossa economia, com uma expectativa de R$ 2,7 bilhões em movimentação. Uma grande novidade é a Rota da Folia, o transporte gratuito para turista todos os dias”, afirmou Thiago Angelus, secretário de Turismo do Recife.
Também será inaugurado na folia deste ano o polo infantil do Parque da Tamarineira, que irá se somar aos confirmados e consolidados polos montados com vista para o futuro nos parques da Jaqueira, Santana, Macaxeira, Dona Lindu e na Rua da Aurora, além de um polo infantil no Segundo Jardim, que funcionará no dia dois de março. Assim, a cidade bate o seu recorde de polos dedicados aos pequenos foliões.
Programação do Marco Zero celebra todas as músicas que se encontram no Recife
Com mais de 30 atrações locais e nacionais, programação do maior palco do Carnaval recifense oferece um generoso panorama da produção musical local e nacional, com direito a brega e pop, frevo e samba, música popular brasileira e Manguebeat, além de todos os ritmos, cores, forças e tradições da cultura popular pernambucana
No Marco Zero, maior palco da festa recifense, mais de 30 atrações convidarão o público a celebrar o Carnaval de rua mais eclético, democrático e emblemático do país. Em seis dias de folia, a programação oferecerá uma generosa panorâmica da diversidade e da força da produção musical pernambucana e brasileira, celebrando frevo e brega, samba e pagode, mangue e pop, revelações e tradições, novos e antigos, secos e molhados sucessos de todos os tempos.
Nos seis dias de festa, a programação inicia pelo começo da cultura pernambucana: celebrando as tradições que inauguraram a música, a dança, a alegria e esperança do povo recifense. A primeira atração de todos os dias de festa são os desfiles Recife Matriz da Cultura Popular, reunindo as agremiações vencedoras e vice campeãs do último Concurso de Agremiações, como a Escola Gigante do Samba, os maracatus Cambinda Estrela do Recife e de Nazaré da Mata, o Bloco Flor da Lira, o Boi Maracatu de Arcoverde, o Caboclinho Tupã, o Clube de Boneco O Menino do Pátio de São Pedro, a Tribo Indígena Tabajara, o Clube de Frevo Girassol da Boa Vista, a Troça Batutas de Água Fria e o Urso Branco de Cangaçá.
Na noite de abertura, a da quinta-feira (27), a segunda atração será o espetáculo Tumaraca, que reunirá 700 batuqueiros de 13 nações de maracatu, com o tema “Maracatu Futuro Ancestral”, sob a direção artística e criativa de Lucas dos Prazeres, Deyse Leitão, Rubinho Petty e Fábio Sotero, e participação especialíssima de Chico César. A festa seguirá com o show do homenageado Marron Brasileiro e convidados como Luciano Ferraz, Elba Ramalho, André Rio, Barro, Larissa Lisboa, Martins e Almério. E encerra com a eloquência e a solenidade do espetáculo de Ney Matogrosso, que pisará pela primeira vez nos palcos do Carnaval recifense, seguido do brega arrasa quarteirão e coração de Raphaela Santos.
Na sexta-feira (28), a Orquestra Popular do Recife, do maestro Ademir Araújo, que confirma o frevo nos pés do recifense há muitos carnavais, fará o primeiro show da noite. Depois o Recife reviverá o Grande Encontro entre Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo. E, na sequência, o pernambucano João Gomes embala o Recife com sua pegada de vaqueiro. A noite encerra com o brega agudo da musa recifense Priscila Senna.
Inaugurando o mês de março, o sábado de Zé Pereira (1º) celebrará a diversidade de gêneros no palco e na plateia, com shows de Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Almir Rouche, além de Glória Groove e Pabllo Vittar.
O domingo (2), será dos bambas. E bote bamba nisso! A pernambucana Gerlane Lops abrirá a noite, que contará ainda com as apresentações dos medalhões Alcione, Ferrugem e Menos é Mais.
A segunda-feira (3) começa com celebração às músicas de matriz africana, em show também inédito da Spok Frevo Orquestra com o Grupo Bongar e o Bloco Afro Daruê Malungo. E segue fincando no mangue as parabólicas, refrões, percussões e revoluções musicais da Nação Zumbi. A penúltima noite de Momo acaba com shows de BaianaSystem e Xamã.
Esticando a corda da derradeira e ingrata terça-feira, apresentam-se somente as pratas da casa: André Rio e Lenine, rememorando os sucessos do clássico disco “Olho de Peixe”, além da homenageada Elba Ramalho, de Alceu Valença e do incansável Orquestrão, comandando por Spok, que sempre demora pra deixar a quarta-feira chegar contrariando.
Maior em linha reta, o Carnaval do Recife espalhará ainda música e alegria por toda a cidade, com atrações como: Martins, PC Silva, Encanto e Poesia, Maciel Salu, Jota Michiles, Kátia de França, Nena Queiroga, Mãeana, Criolo, Juliana Linhares, Zé Manoel, Lirinha, Silvério Pessoa, Orquestra Malassombro, Mundo Bita, Carol Levy, Siba, Chico César, Barão Vermelho, Martnália, Academia da Berlinda, Flaira Ferro e Lula Queiroga, entre centenas de outros.
MARCO ZERO Quarta-feira, 26 de fevereiro
Quinta-feira, 27 de fevereiro
Sexta-feira, 28 de fevereiro
Sábado, 1 de março
Domingo, 2 de março
Segunda-feira, 3 de março
Terça-feira, 4 de março
|
Recife também anuncia programação de outros polos do Carnaval 2025
Praça do Arsenal, Samba na Moeda, QG do Frevo, Pátio de São Pedro, Graças Instrumental e seis polos de programação infantil terão nomes como Mãeana, Chico Cesar, Amaro Freitas, Otto, Mestre Ambrósio. Pequenos aproveitarão programação com Bloco Bita, Carol Levy, Tio Bruninho, Mini Rock e Mari Bigio, entre outros
Democratizando a festa para todos os públicos recifenses, o maior Carnaval de rua vai espalhar música e alegria para todo lado. Ao todo, mais de 50 polos levarão o Carnaval ao encontro de suas coloridas multidões na cidade entre: 9 centralizados, 12 descentralizados, 1 instrumental, 7 infantis, 5 corredores da folia, 15 comunitários, além dos 2 polos que serão passarela para o tradicional Concurso de Agremiações.
Na Praça do Arsenal, os festejos acontecem nos cinco dias de folia, a partir da sexta (28). Por lá, passarão artistas como Chico César, Geraldo Azevedo, Lia de Itamaracá, Mariana Aydar, Mãeana, Almério, Joyce Alane e Criolo. No domingo (2), segunda (3) e terça (4), o Parque das Graças envolverá os presentes com uma programação sensível voltada ao instrumental, com presença do mundialmente conhecido Amaro Freitas, além de diversos outros nomes da cena.
O Pátio de São Pedro surge como opção em todos os dias, com atrações como Mestre Ambrósio, Martins, Lirinha, Otto e diversos outros. Na Praça da Independência, o encontro está marcado para o domingo (2), segunda (3) e terça (4), com toda a energia do QG do Frevo, que convoca os foliões a celebrar o ritmo declarado patrimônio da humanidade e do Brasil, com orquestras, maestros e agitos vários. Na Rua da Moeda, o samba chega mais uma vez como protagonista, com programação iniciando sempre às 17h.
Os pequeninos poderão curtir em seis polos espalhados por toda a cidade: Jaqueira, Macaxeira, Santana, rua da Aurora, Dona Lindu e Tamarineira, parque que já faz sucesso entre a garotada por suas fontes interativas. No total, serão 44 atrações para satisfazer a criançada com o melhor da música e da brincadeira com atrações como Escola Pernambucana de Circo, Grupo de Dança Pulsante, Tio Geraldo, Bandinha Circense do Recife, Mini Joia, Mundo Bita, Bailinho Kids e muito mais.
Confira as programações já anunciadas no link ou no QR Code abaixo
https://bit.ly/CarnavaldoRecife2025_Programacao
Baile Municipal confirma sua tradição em 59ª edição
Uma ds mais tradicionais e populares prévias da cidade, baile será no Classic Hall, no próximo dia 22, com atrações como Luiz Caldas, Duda Beat, Almério, Isadora Melo, Nena Queiroga, Gerlane Lops, Joyce Alane e Gustavo Travassos, além dos homenageados Elba Ramalho e Marron Brasileiro
Uma das mais tradicionais, antigas e democráticas prévias da cidade, o Baile Municipal do Recife chega à sua 59ª edição no próximo dia 22 de fevereiro, no Classic Hall, com mais de 20 atrações e renda toda revertida para instituições beneficentes da cidade. Um dos destaques da noite, em que o frevo reina e espalha seus acordes ancestrais, defendido por várias vozes e refrões, será a participação especialíssima do baiano Luiz Caldas, que ensinou o Brasil a dançar fricote nas décadas de 1980 e 1990, imortalizando sucessos como como “Haja Amor”, “O que é que essa nega quer”, “Ajayô” e “Tieta”.
A festa começa às 21h. Para quem chegar cedo, o Baile vai garantir dois espetáculos à parte. O primeiro deles será o receptivo, protagonizado pelos Patrimônios Vivos do Recife Tapirapé e Bacnaré , além de artistas circenses e da tradicional turma de palhaços Periquitos do Zumbi. Dentro do salão, a noite abrirá com o desfile luxuoso dos vencedores do Concurso de Fantasias.
Entre as atrações que garantirão mais de sete horas ininterruptas de música, estão ainda a Orquestra Popular do Recife, que abre a noite com a participação luxuosa de atrações que contam a história do frevo e do Recife, como Claudionor Germano, Nonô Germano e Edilza Aires.
Depois do frevo, mais frevo. A segunda atração do Baile será a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, comandada por maestro Forró, que convidará para dividir o palco com ele o futuro da música recifense, representado por Laís Senna, Martins e Romero Ferro.
Encerrando a noite no mais alto estilo e gabarito, Spok e sua orquestra receberão grandes vozes, como Duda Beat, Flaira, Isadora Melo, Nena Queiroga, Gerlane Lops, Joyce Alane, Gustavo Travassos, além dos homenageados do Carnaval, Marron Brasileiro e Elba Ramalho. Elba se apresentará com parte de sua banda, junta e misturada à Orquestra de Spok, recebendo os superlativos Almério e o baiano Luiz Caldas.
A festa começa às 21h. Para quem chegar cedo, o Baile vai garantir dois espetáculos à parte. O primeiro deles será o receptivo, protagonizado por agremiações como Galeria do Ritmo e Bacnaré, além de artistas circenses e da tradicional turma de palhaços Periquitos do Zumbi. Dentro do salão, a noite abrirá com o desfile luxuoso dos vencedores do Concurso de Fantasias.
Os ingressos custarão R$ 50 (pista) e R$ 600 (mesa para quatro pessoas) e já estão à venda no próprio Classic Hall e nos sites https://www.bilheteriadigital.com, que tem pontos físicos no Shopping Recife (quiosque) e nas lojas Esposende do RioMar e do Tacaruna, e www.recifeingressos.com, cujos pontos de venda ficam no Shopping Rio Mar.
Identidade visual do Carnaval do Recife 2025 reverencia foliões, o Recife e suas gentes
Com assinatura da artista visual Andréa Tom e do fotógrafo Chico Barros, cidade inova na roupagem da folia com intervenções artísticas sobre fotografias de brincantes reais do reinado de Momo
“Carnaval do Recife. É gente”. Com base nesta premissa temática que rege o Carnaval do Recife 2025, que é “feito por gente e para muitas e variadas gentes, daqui e de acolá”, coube à artista visual Andrea Tom e ao fotógrafo Chico Barros abraçar a missão de traduzir a temática da festa sob a perspectiva visual e promover um deleite aos olhos dos passantes e brincantes. O resultado da fusão atômica da dupla gerou imagens únicas, produzidas a partir de uma técnica inédita na história da identidade visual da maior festa da cidade: intervenções gráficas e artísticas sobre fotografias de gente real, que vivencia e perpetua as tradições carnavalescas do maior e melhor Carnaval do Brasil.
Com a temática do Carnaval 2025 como horizonte de criação, Andrea Tom – cujas raízes carnavalescas familiares remontam à educação lúdica e festiva herdada desde seu avô – desenvolveu quatro eixos para traduzir a concepção das obras: Gente é feita para florescer; Gente é feita para brilhar; Gente é feita para amar; Gente é feita para ser livre. Conceitos mais do que intrínsecos ao período momesco, quando todos se confraternizam, ao som das manifestações populares precedidas por flutuantes estandartes.
A este universo, foram reverenciados os verdadeiros fazedores e brincantes da folia, responsáveis por perpetuar os brinquedos de um Carnaval cuja principal característica é a preservação de suas matrizes de cultura popular. Assim, a Chico Barros coube a missão de eternizar esses brincantes e fazedores de cultura em cliques dentro de suas personagens: Dona Zenaide Bezerra em seu indefectível traje de passista, mestre Teté empunhando o apito com o qual rege o Maracatu Nação Almirante do Forte e muitos outros, como o cantor e compositor Marron Brasileiro, Aelson da Hora (Mestre do Boi Faceiro), Tiago Ferreira (diretor do Bacnaré), Mestre Anderson (Caboclinho Carijós) e Cristina Andrade (Urso Cangaçá).
Também se juntaram a esse time Aparecida Figueiredo (Bloco da Saudade), Pedro Salustiano (Maracatu Piaba de Ouro), Briê Silva (Dançarina de passinho e twerk), Dona Marivalda (Maracatu Estrela Brilhante), Marise Félix (diretora da Gigante do Samba), Pinho Fidélis (Professor da Escola de Frevo), Mestra Joana (Encanto do Pina) e brincantes como Porta-Estandartes, Rainha de Bateria e passistas.
Em estúdio, Chico Barros capturou a essência da folia em cliques mais do que espontâneos e os reproduziu em grandes proporções. “(Fiquei) imensamente honrado com esse convite para retratar as pessoas que fazem o Carnaval da Cidade do Recife. Patrimônios vivos, que constroem nossa cultura. Esses personagens precisam ser conhecidos e reverenciados pelos foliões. O meu desejo foi retratar a essência de cada um dos personagens, interferindo o mínimo possível. Minha relação com o carnaval vem da infância. É de afeto. Preservo no imaginário as imagens dessa época”, revelou Barros.
Desde que voltou ao Recife por opção - sendo originário do Agreste Sul pernambucano e após ter tido passagens pelo Ceará e Estados Unidos - Chico possui relação intrínseca com o Carnaval e seus personagens. Além de trabalhos autorais e de coberturas de fotojornalismo por mais de uma década dos festejos da cidade, ele também se dedica a cliques afetivos e familiares desde sempre durante a sua trajetória momesca. É o caso das fotografias que faz de José, seu filho de 16 anos, que é registrado desde seu primeiro Carnaval e continua eternizado pelas lentes do pai a cada festa mágica. É com esse repertório sentimental, lúdico, e profissional que ele registrou 28 brincantes das mais diversas tendências dentro de 23 temas do Carnaval do Recife.
De posse das imagens que captam o real que incendeia e comanda as ruas no período de Momo, Andrea Tom fez intervenções utilizando técnicas de recorte e montagem com papel e cola sem ácidos, em um processo totalmente manual. O PH neutro garante a durabilidade das obras que, após a reinterpretação lúdica, voltaram ao estúdio para um novo clique e, deste processo, deu-se a finalização das peças, que estarão estampadas por toda a cidade.
“Eu trabalho com recorte e colagem em papel e também dobraduras, mas que não são origamis. A paleta de tons é vibrante, colorida e carnavalesca, que remete à fantasia, ao período em que a cidade se torna incrivelmente bela com seus estandartes e adereços”, adianta Andrea Tom, que revelou ainda que a potência de tons neons e dourados também se faz presente nas ‘telas’ de grandes proporções que irão tomar conta dos espaços de folia. Gente é pra brilhar, amar, ser livre e florescer e, assim, as intervenções ganham contornos de estrelas, sóis, corações selvagens, e até camarões-borboleta.
No Carnaval do Recife 2025, o brincante é convidado a voar com as asas de sua imaginação e as borboletas-camarão ganham tons de metáfora libertária em uma festa lírica e quase subversiva, na qual a normalização da transmutação de identidades e fantasias é uma possibilidade franqueada a todos. Sejam camarões, borboletas ou borboletas-camarões.
E o Camarão-Borboleta? A alegoria vem de uma historieta de quase ninar contada pelo avô de Andrea Tom, seu Armindo, na qual ele a mostrava singelas borboletas amarelas do campo na vida real e dizia que elas estavam indo de encontro ao mar, onde se transformavam em camarões. A fantasia, garante a artista, era assunto sério na casa dela. Assim como a folia. “Eu sou uma pessoa do Carnaval”, diz Andrea Tom. Ela conta que, quando criança, seu pai fazia parte de diretorias de bloco e ela investia horas a fio assistindo à folia pela TV. Até que ganhou as ruas da festa pelas mãos de sua mãe, para conhecer os folguedos. Para a família inteira, o Carnaval era a festa preferida e o Recife, o epicentro desse afeto.
DECORAÇÃO - Enquanto o extenso calendário de prévias convida a população a se preparar para os festejos de Momo, o Recife vai se enfeitando para a maior festa do calendário brasileiro. No Pátio de São Pedro e na Rua da Moeda, os palcos já estão prontos para receber concursos, ensaios e demais programações dos preparativos carnavalescos.
Também já está sendo montada a grandiosa estrutura do palco do Marco Zero, principal cenário da festa. O palco terá 70 metros de largura e 26 de profundidade, com moldura toda coberta por painéis de led com volumetria, que trarão imagens, grafismos e elementos decorativos da festa, com efeito 3D.
Exatamente como aconteceu no ano passado, o palco contará com uma passarela estendida, avançando em direção aos galpões do cais, para ganhar quase o dobro da área cênica de que dispunha anteriormente. Além de mais espaço para as apresentações, a estrutura garante mais visibilidade para o público que estiver na Marquês de Olinda, na Alfredo Lisboa e na Rio Branco, democratizando ainda mais a maior festa de rua do país. A estrutura contará mais uma vez com área para os DJs embalarem os intervalos em cima do palco.
Para receber nossas músicas e tradições, o bairro histórico ganhará as cores e temas da festa. As decorações serão espalhadas pela Avenida Rio Branco, Rua do Bom Jesus e Praça do Arsenal, que ganharão iluminação cênica, cordões de led e fitas coloridas, além de banners e elementos decorativos suspensos, como borboletas, pássaros e os camarões alados que protagonizam as artes criadas a partir do encontro dos talentos de Andrea Tom e Chico Barros.
Também serão decoradas com elementos do projeto gráfico assinado pela dupla as três pontes que abrem alas da folia do bairro, conduzindo o público à festa: Limoeiro, Buarque de Macedo e Maurício de Nassau. Cada uma delas será decorada com temas alusivos a um dos três homenageados do Carnaval 2025: a Troça Abanadores do Arruda, Elba Ramalho e Marron Brasileiro, respectivamente.
Este ano, no lugar dos pórticos, as pontes ganharão intervenções nas laterais: elementos decorativos e iluminação cênica. A Limoeiro da Troça Abanadores será enfeitada com um sol e estrelas douradas. Na Maurício de Nassau, Marron e a alegria de sua música, que faz a multidão sair do chão, serão lembrados por pássaros e arcos coloridos. Para celebrar Elba Ramalho, a Buarque de Macedo se encherá de flores e luzes.
A decoração ficará toda pronta no dia 26 de fevereiro. Para minimizar os transtornos por toda a cidade, as montagens só serão concluídas na véspera da festa. Fica tudo pronto no dia 26 de fevereiro.
Recife se prepara para um Carnaval histórico com novidades e forte impacto econômico
Cidade espera receber milhões de foliões e investe em estrutura para oferecer uma experiência inesquecível
O Recife está pronto para mais um Carnaval memorável, consolidando-se como o maior e melhor Carnaval de rua do mundo. Maior expressão cultural da cidade, o Carnaval é um marco também na movimentação turística e econômica. A festa, que atrai turistas de diversas partes do Brasil e do exterior, promete movimentar a economia local e reforçar o compromisso da cidade com a cultura e a hospitalidade. Para 2025, a expectativa é de um impacto ainda maior, com previsão de R$ 2,7 bilhões movimentados em diversos setores da economia e uma ocupação hoteleira estimada em 97%.
Para garantir uma experiência inesquecível aos foliões, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, preparou uma série de novidades e melhorias na infraestrutura da festa. Entre os destaques estão a Central do Carnaval, com serviços essenciais e uma arena gastronômica diversificada, e o lançamento da Rota da Folia, que oferecerá transporte gratuito para turistas hospedados na cidade. Serão ainda diversas iniciativas culturais, pesquisas de satisfação, além da prestação de assistência ao viajante com os centros de atendimento ao turista.
Os hotéis também contarão com a tradicional Blitz do Carnaval, que invade o espaço do café da manhã convidando todos para a folia. No ano passado, foram mais de 32 mil turistas alcançados. As ações devem acontecer em cerca de 30 hotéis da cidade.
A economia local também superou as expectativas em 2024, gerando R$ 2,4 bilhões de movimentação na economia. No ano passado, a festa atraiu 3,5 milhões de foliões para a capital pernambucana, 20% a mais do que em 2023, e criou mais de 50 mil postos de trabalho temporários.
ROTA DA FOLIA - A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife traz uma novidade para o Carnaval de 2025: o projeto piloto "Rota da Folia". A iniciativa oferecerá suporte aos turistas hospedados na rede hoteleira da cidade, garantindo transporte gratuito até o bairro do Recife, principal polo da festa.
As chamadas "vans da folia" farão o traslado dos hotéis cadastrados até o centro da folia, funcionando entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, a partir das 16h. A ação tem caráter experimental e busca proporcionar mais conforto e segurança aos visitantes durante a festa.
MOVIMENTAÇÃO TURÍSTICA - Durante o período de Carnaval, a movimentação de passageiros no Recife deve aumentar consideravelmente. No Aeroporto Internacional do Recife, a expectativa é de um crescimento de 20% no fluxo em relação ao ano passado. Para atender à demanda, a expectativa é de que mais de 200 voos extras sejam disponibilizados, sendo 32 deles operados pela Azul. Já no Terminal Rodoviário do Recife, a previsão é que mais de 39 mil passageiros circulem entre os dias 26 de fevereiro e 4 de março, refletindo a alta procura por viagens durante a festividade.
Até o momento, o Aeroporto Internacional do Recife está conectado a 44 rotas aéreas, sendo 36 nacionais e 8 internacionais, além de uma conexão sazonal para Assunção durante a alta temporada.
CENTRAL DO CARNAVAL E ARENA GASTRONÔMICA - A Central do Carnaval e a Arena Gastronômica prometem oferecer serviços essenciais e experiências gastronômicas diversificadas aos foliões do Recife. Instaladas no entorno da Praça do Arsenal, essas iniciativas da Prefeitura do Recife em parceria com a ABRASEL-PE funcionarão entre os dias 26 de fevereiro e 04 de março, das 16h às 2h.
Na Central do Carnaval, os foliões contarão com uma ampla gama de serviços essenciais, incluindo farmácias, caixas eletrônicos 24h, lojas de customização, Espaço Recentro, Procon Recife, um ponto de achados e perdidos, assistência à saúde e um espaço de beleza. Além disso, haverá uma central de informações ao folião, um posto de atendimento aos Direitos Humanos e um fraldário gratuito para maior comodidade das famílias.
A Arena Gastronômica será um dos grandes destaques do evento, reunindo 13 restaurantes que oferecerão menus variados para atender ao público. Em 2024, a parceria com a ABRASEL-PE resultou em um faturamento recorde de R$ 1.000.000,00, um crescimento de 36,8% em relação ao ano anterior, com um público estimado de 56.000 foliões atendidos.
O impacto econômico e social da Central do Carnaval também se destaca. Mais de 3.341 empregos diretos e indiretos foram gerados na montagem e desmontagem das estruturas, além da contratação de atendentes, seguranças, colaboradores dos restaurantes e equipes de limpeza. Somando todos os serviços oferecidos, incluindo a Central de Serviços, Central do Artesanato, Espaço Beleza, Espaço Massagem Express e Prodarte Comida, o faturamento total alcançou mais de R$ 3.200.000,00.
Com uma estrutura reforçada e um número crescente de serviços e comodidades, a Central do Carnaval e a Arena Gastronômica seguem consolidando-se como referências no Carnaval do Recife, proporcionando aos foliões uma experiência mais segura, confortável e saborosa.
CENTROS DE ATENDIMENTO AO TURISTA - O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é um serviço essencial para quem deseja aproveitar ao máximo o Maior e Melhor Carnaval de rua do Brasil. Durante os dias de festa, o CAT estará disponível em diferentes locais para oferecer orientação e dicas aos foliões.
Haverá um CAT na Central do Carnaval e o CAT Móvel, que será instalado em local estratégico. Esses serviços funcionarão nos dias 26 e 27 de fevereiro, das 16h à meia-noite, e entre 28 de fevereiro e 4 de março, das 16h às 2h.
Além disso, a população poderá contar com os CATs que estão localizados em pontos estratégicos da cidade, como o Segundo Jardim de Boa Viagem, Pracinha de Boa Viagem, Aeroporto, TIP e Praça do Arsenal, funcionando todos os dias de folia, das 10h às 18h.
Esses centros são uma ótima oportunidade para os turistas e moradores obterem informações sobre a programação do Carnaval, dicas de segurança e sugestões de locais para aproveitar a festa.
BLITZ DO CARNAVAL - Entre os dias 24 e 25 de fevereiro, serão realizadas intervenções artísticas nos shoppings Recife e Tacaruna para animar o público visitante. Já nos dias 01 e 02 de março, a ação acontecerá durante o café da manhã de cerca de 30 hotéis do Recife, apresentando o Carnaval do Recife 2025: É Gente.
Em 2024, as Blitze do Carnaval alcançaram mais de 32.000 pessoas, entre cidadãos e turistas, e a expectativa para este ano é de um aumento desse alcance.
A ação contará com a participação de arte-educadores que representarão ícones da cultura local, garantindo uma recepção calorosa e festiva aos turistas. Dessa forma, o Recife reforça seu título de capital do frevo e da folia, criando momentos inesquecíveis para quem escolhe a cidade como destino.
POLO INFANTIL - A Secretaria de Turismo e Lazer traz uma novidade para o Carnaval de 2025 com a criação do Polo Infantil, que acontecerá no 2º Jardim de Boa Viagem no dia 02 de março, das 16h às 20h. O espaço será dedicado à folia dos pequenos e contará com três atrações: Banda Lelê, Ludicanto e Patrulha Kids. A proposta é proporcionar um ambiente seguro e divertido para as crianças curtirem a festa em família.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO - Para entender melhor o resultado da festa, a Secretaria de Turismo e Lazer vai ainda continuar investindo em pesquisa de satisfação. Os números contabilizados são importantes porque destacam o gosto do público. Em 2024, por exemplo, a pesquisa realizada apontou que dos entrevistados, 98% afirmaram que pretendem voltar para brincar o Carnaval do Recife; 98% informaram que recomendam a festa e cerca de 84% disseram que a festa recifense superou e/ou atendeu às expectativas.
OLHA! RECIFE - Nos preparativos para o Carnaval, a população pode aproveitar passeios turísticos gratuitos oferecidos pelo Olha! Recife, uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Lazer da cidade. Os roteiros são guiados e tematizados especialmente para celebrar a festa de Momo. Para participar, basta se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, sempre às quintas-feiras que antecedem os passeios.
Programação
Passeios de Bike
Domingo, 02/02 - 09h | Trilhas do Maracatu
Domingo, 09/02 - 09h | Circuito do Frevo (Saída: Brasília Teimosa)
Domingo, 16/02 - 09h | Recife - Olinda (Saída: Praça do Arsenal)
Passeio de Catamarã
Domingo, 16/02 - 09h | Olha! Recife na Folia (Saída: Catamaran Tours)
Caminhadas e Circuitos
Domingo, 09/02 - 09h | Circuito do Frevo (Saída: Brasília Teimosa)
Quarta, 12/02 - 14h | Um Passo à Frente (Saída: Praça do Arsenal)
Sábado, 15/02 - 06h | Running Tour - Circuito de Carnaval (Saída: Praça do Arsenal)
Quarta, 19/02 - 14h30 | A Pé - Frevo é Pra Tocar
Passeios de Ônibus
Sábado, 08/02 - 14h | O Frevo Arrasta (Saída: Praça do Arsenal)
Sábado, 15/02 - 09h | Recife - Olinda (Saída: Praça do Arsenal)
Sábado, 15/02 - 14h | Frevo é pra tocar (Saída: Praça do Arsenal)
Domingo, 16/02 - 09h | Recife - Olinda (Saída: Praça do Arsenal)