Educadores dos Programas de Correção de Fluxo Escolar iniciam a primeira formação do ano
Até sexta-feira (16), os docentes atualizam os conhecimentos para multiplicá-los em sala de aula
Por Marcos da Silva
Até a próxima sexta-feira (16), 125 professores e 25 supervisores da Rede Municipal de Ensino, que trabalham nos Programas de Correção de Fluxo (PCF) “Acelera, Brasil” e “Se Liga”, participam, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (Madalena), da primeira qualificação do ano. Os programas são uma parceria da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL), com o Instituto Ayrton Senna e o Ministério da Cultura.
No terceiro ano de aplicação na Rede Municipal de Ensino do Recife, o PCF atende 2.820 estudantes distribuídos em 126 turmas. Em 2011, 2.444 alunos estiveram inseridos, e em 2010, ano da implantação do “Acelera, Brasil” e “Se Liga”, 1.529 educandos foram atendidos pelos programas. “A cada ano, o Instituto Ayrton Senna inova no material e acompanha o desempenho dos projetos. O material é sempre adequado para a utilização na Rede e com sugestões feitas pelos professores. Todo aluno dos programas ‘Se Liga’ ou ‘Acelera’ recebe material específico. No ‘Acelera’ são entregues 40 livros e no ‘Se Liga’, 30. Eles também podem pegar livros emprestados nas bibliotecas de suas escolas”, ressalta a gerente de 1º e 2º Ciclos da SEEL, Mariza Augusta.
Os avanços e a consequente ampliação dos Programas de Correção de Fluxo Escolar fazem parte das discussões desta formação. “Os professores e supervisores escolares conhecem o programa; planejam suas aulas de acordo com as matrizes, habilidades e os novos livros adotados; estimulam a autoestima dos alunos, que resulta no sucesso do projeto. Os resultados vão muito além das metas estabelecidas”, destaca uma das capacitadoras do Instituto Ayrton Senna, a professora Vanda Garcez, de 56 anos, 40 anos deles dedicados à sala de aula.
Uma das presentes à formação, Sandra Ferreira, 34 anos, é professora há 11 anos e, atualmente, exerce a função de supervisora do Programa “Se Liga” na Escola Municipal Dois Rios, no Ibura, revela: “A maior dificuldade que nós enfrentamos é a baixa autoestima que apresentam os nossos alunos ao chegar em sala de aula. Quando o professor aplica o acolhimento, o aconchego, isso vai mudando. É então que o educador começa o resgate da cidadania desses estudantes”.
O “Se Liga” alfabetiza alunos com distorções de dois anos e que ainda não tenham adquirido os conhecimentos do Sistema de Escrita Alfabético. Já o “Acelera Brasil” tem como meta garantir ao educando com distorção de dois anos idade/ano e/ou oriundo do “Se Liga”, conhecimentos definidos para os cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.
Resultados – No dia 7 de fevereiro, a ONG Todos Pela Educação (TPE) divulgou os resultados de uma pesquisa que coloca o Recife, juntamente com Rio Branco (AC) e Palmas (TO), como as três cidades que têm resultados acima da média nacional na aprendizagem dos estudantes, sendo classificadas como “Meta 3”.
Os dados sobre a situação do aprendizado dos estudantes brasileiros por município tomaram como referência os resultados da Prova Brasil e do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), nos anos de 2005, 2007 e 2009, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A “Meta 3”, de aprendizagem, trata do percentual de alunos que atingiram pelo menos o nível esperado para a série/ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática na Prova Brasil e no SAEB. Os níveis de proficiência considerados adequados e adotados pelo TPE são: 200 ou superior em Língua Portuguesa; 225 ou superior para o 5º ano em Matemática; 275 ou superior em Língua Portuguesa; e 300 ou superior para o 9º ano em Matemática.
Com o objetivo de garantir a crianças e jovens o Ensino Básico de qualidade, a ONG Todos Pela Educação traçou cinco metas, que têm prazo de cumprimento até 2022, ano do Bicentenário da Independência do Brasil. São elas: Meta 1, toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; Meta 2, toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos; Meta 3, todo aluno com aprendizado adequado à sua série; Meta 4, todo jovem com ensino médio concluído até os 19 anos; Meta 5, investimento em educação ampliado e bem gerido.
Serviço:
Público Alvo
Formação dos Programas de Correção de Fluxo “Acelera, Brasil” e “Se Liga”Público alvo: Professores e supervisores escolares
De segunda (12) à sexta (16), das 8h às 12h e das 14h às 18h
Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Rua Real da Torre, nº 299 – Madalena