NOTÍCIAS

Cultura | 14.03.13 - 19h49

Governo e Prefeitura apresentam programação de eventos-teste da Arena Pernambuco

[caption id="attachment_32271" align="aligncenter" width="680"] Arena Pernambuco será entregue no dia 14 de abril. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

A Arena Pernambuco, que receberá os jogos da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 e da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014TM, será entregue no dia 14 de abril. O primeiro jogo acontecerá em 14 de maio, envolvendo times formados por operários que trabalharam na obra. E, em 22 de maio, o Clube Náutico Capibaribe será a primeira equipe profissional pernambucana a jogar no estádio, possivelmente pela segunda rodada da Copa do Brasil.

A programação de eventos-teste para a Arena foi divulgada, na tarde desta quinta-feira (14), em coletiva de imprensa concedida por representantes do Governo do Estado, Prefeitura do Recife e do consórcio responsável pelas obras. Coube ao secretário municipal de Esportes e Copa do Mundo, George Braga, apresentar o balanço do andamento das obras programadas para a Copa das Confederações FIFA Brasil 2013.

“O Terminal Marítimo de Passageiros, que está sendo construído no Bairro do Recife, será entregue ainda em março, assim como o Terminal de Passageiros do TIP, a estação de metrô de Cosme e Damião e os viadutos da BR-408. Por sua vez, o Ramal da Cidade da Copa tem conclusão prevista para maio”, informou Braga. O Terminal Integrado de Cosme e Damião, que funcionará ao lado da estação, também fica pronto em maio, enquanto que os seis novos três do metrô serão entregues até junho.

Entrega - De acordo com o secretário estadual da Copa do Mundo, Ricardo Leitão, a entrega oficial da Arena ao Governo do Estado acontecerá em 14 de abril, numa solenidade em que a Imprensa poderá conhecer, pela primeira vez, todas as dependências do estádio. Em seguida, haverá uma programação de visitas guiadas voltadas a diversos setores da sociedade.

Leitão explica que a decisão de fazer a primeira partida da Arena com times formados por operários é uma forma de homenagear os trabalhadores, cujo esforço permitiu que o estádio seja entregue oito meses antes do prazo inicial. “O público desta partida será formado por cerca de 15 mil familiares dos operários. Este jogo vai ser o primeiro teste dos equipamentos, como catracas, bares, acessos e estacionamentos”, ressalta o secretário.

Finalmente, em 22 de maio, o Náutico (primeiro clube a assinar contrato para utilização da Arena), entrará em campo em partida que deverá receber até 30 mil pagantes e acontecerá à noite, permitindo o teste da iluminação. “A data não mudará. Caso o Náutico chegue à segunda fase da Copa do Brasil, fará o jogo contra Bangu-RJ ou Betim-MG pela competição nacional. Se for eliminado, haverá um amistoso”, destaca Leitão. Como parte da preparação e treinamento para a Copa das Confederações da FIFA, o Comitê Organizador Local (COL) apoiará a sede em algumas áreas operacionais nesta partida.