Mulheres da Colônia Penal Feminina do Recife recebem visita do Caminhão “Amigo do Peito”
Iniciativa da Prefeitura possibilita acesso de grupo que dificilmente teria acesso a exames preventivos contra câncer de mama
A Prefeitura do Recife realiza, amanhã, 15/03, uma ação que irá reforçar o acesso à cidadania das reeducandas da Colônia Penal Feminina do Recife (Bom Pastor). Através de uma ação conjunta das Secretarias da Saúde e da Mulher, serão oferecidos exames de mamografia para as mulheres com idade igual e superior a 40 anos. A iniciativa está sendo realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do Patronato Penitenciário de Pernambuco.
Nesta sexta-feira, serão disponibilizadas 80 vagas para o exame e, se houver demanda, o mamógrafo móvel, conhecido como “Amigo do Peito”, deverá voltar ao Bom Pastor no dia 19/03. Na Colônia Penal, foram identificadas 135 mulheres na faixa etária de maior risco de incidência de câncer de mama. De acordo com o secretário de Saúde, Jailson Correia, a ação é extremamente relevante do ponto de vista preventivo: “esta população específica tem menor acesso a este tipo de exame, e geralmente só descobre a doença numa fase mais avançada. Quando o câncer é detectado antes de apresentar sintomas clínicos, a paciente tem perspectivas melhores de se curar”, explicou ele.
A ação integra um projeto mais amplo da Secretaria de Saúde, que ao longo do “mês da mulher” está levando o mamógrafo móvel a diversos bairros do Recife. Cada veículo “Amigo do Peito” tem capacidade para realizar uma média de 400 exames por semana, quatro vezes mais do que o registrado nos serviços especializados, sempre seguindo a estratégia de facilitar o acesso das mulheres ao exame, agilizando o processo e permitindo diagnósticos mais precoces.