NOTÍCIAS

Cultura | 14.03.13 - 10h31

Prefeitura do Recife debate programação da Semana Burle Marx

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade,  marcará os 104 anos de Roberto Burle Marx, um dos maiores paisagistas do século XX, realizando, já nesta quinta-feira (14), às 16h, a primeira reunião com o Comitê Burle Marx para discutir a programação da semana comemorativa. O encontro ocorrerá na sede da secretaria, na Rua Fernando César, 65, bairro da Encruzilhada.

Instituída pela Lei Municipal nº 17.571/2009, de iniciativa do então vereador Luciano Siqueira, a Semana Burle Max é festejada em agosto de cada ano, como forma de divulgar o patrimônio histórico-cultural deixado pelo paisagista na cidade. Ao todo, há no município mais de 40 jardins, entre públicos e privados, projetados por ele e reconhecidos mundialmente como um legado. Das áreas verdes abertas ao público, destacam-se as praças do Derby, Euclides da Cunha, Faria Neves, de Casa Forte, Ministro Salgado Filho e o Jardim do Campo das Princesas. 

O Comitê Burle Marx, criado há época dos festejos do centenário, é formado por arquitetos, paisagistas, artistas, entidades e defensores de parques e praças do Recife. Entre eles, estão Ana Rita Sá Carneiro (pesquisadora da UFPE), Bete Araruna (curadora de arte), além de representantes do Iphan; Conselho Estadual de Cultura; CREA; IAB; Fundarpe, Emlurb, secretarias de Turismo e Educação.