NOTÍCIAS

Cultura | 14.03.14 - 16h38

Curso de artesanato voltado para o empreendedorismo começa nesta segunda

Começa na próxima segunda-feira (17), as aulas do curso “Artesãs Tecendo a Cidadania”, promovido pela Secretaria da Mulher do Recife, que beneficiará 150 artesãs. A formação é voltada para o empreendedorismo, divida em três módulos e tem duração de dois meses. Serão turmas com 25 pessoas, selecionadas por Região Político Administrativa (RPA), em dois turnos, um pela manhã, a partir das 8h, e outro à tarde, a partir das 14h. A atividade faz parte do programa Mulher, Trabalho & Renda que tem como objetivo empoderar as recifenses para o mundo do trabalho.

O primeiro módulo irá abranger conteúdos de gênero, raça/etnia e mundo do trabalho. O segundo é focado no empreendedorismo e artesanato manual e, no terceiro, as artesãs se especializarão em acessórios, vestuário ou decoração. “Este curso tem como objetivo voltar as mulheres para o empreendedorismo e incluí-las no mundo do trabalho. Com a atividade, elaselas estarão mais informadas sobre seus direitos e com mais habilidades”, disse a secretária da mulher, Sílvia Cordeiro. Ao todo, foram investidos mais de R$ 142 mil, com recursos do município e do governo federal.

A seleção para o programa foi feita através das rodas diálogo nas comunidades, em junho do ano passado. A aluna Isa Gonçalves começou a fazer artesanato muito cedo, mas só começou a vender o que produzia há três anos atrás, quando entrou no grupo de idosas do bairro do Coque. “O curso vai melhorar muito não só a minha vida como também a da minha comunidade. Tinha coisa que eu fazia que só ganhava cinco reais de lucro. Agora, vou poder me aperfeiçoar e buscar um preço justo para o que faço”, afirmou.

Os locais das aulas serão na Escola Estadual Estácio Coimbra, no bairro de Santo Amaro para quem mora na RPA 1. Para as RPA 2 e 3, o Centro Comunitário Salesiano, em Casa Amarela foi o escolhido; o Lar Fabiano de Cristo, na Várzea, é para as moradoras da RPA 4. Já para as da RPA 5 e 6, as aulas serão no Centro Social Urbano Bidu Krause, no Totó, e o Centro Metropolitano da Mulher Júlia Santiago, em Brasília Teimosa, respectivamente. A ação será executada pela Federação dos Círculos operários de Pernambuco (Fecope).