NOTÍCIAS

Cultura | 14.03.14 - 09h55

Seminário reforça intercâmbio entre Recife e Bogotá no combate à violência

[caption id="attachment_44539" align="alignleft" width="680"] Geraldo Julio comandou evento realizado pela PCR, que contou com a participação do ex-prefeito da cidade colombiana, Antanas Mockus. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio participou do Seminário Conexão Recife-Bogotá, promovido pela Prefeitura para debater o papel do poder público municipal no combate à violência. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (13), no auditório do Banco Central. A jornalista Ana Paula Padrão mediou a discussão, que também contou com a participação do ex-prefeito de Bogotá, na Colômbia, Antanas Mockus, referência no desenvolvimento de políticas públicas na área, e do Secretario de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Frederico Amâncio, que detalhou o Pacto Pela Vida.

Geraldo Julio destacou em sua fala a decisão política da Prefeitura em assumir o combate à criminalidade na esfera municipal, através da Secretaria de Segurança Urbana, responsável por coordenar o Pacto Pela Vida do Recife. "O importante é salvar vidas. Seja quem for ou o que tiver feito, sempre vale salvar vidas. Nós precisamos que a comunidade inteira acredite nisso. É importante que todos assumam as suas responsabilidades. Somando esforços, nós alcançaremos resultados ainda maiores”, afirmou. No Recife, a redução de homicídios no ano passado, em relação a 2012, foi de 24,7%. Em 2013, Foram registrados 140 dias com homicídios zero na cidade .



O prefeito também enalteceu a troca de experiências entre a capital pernambucana e Bogotá. “Esse intercâmbio é importante. Não podemos ter vergonha de copiar o que deu certo; do jeito que outros podem copiar as políticas do Recife. Esse seminário serviu exatamente para conhecermos outras experiências, trocar informações. Aquilo que deu certo lá e não foi feito aqui vamos trazer; porque reduzir a violência é, sobretudo, salvar vidas. Para isso, vale qualquer ação”, reiterou Geraldo.

Já o ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus, compartilhou com os presentes a experiência colombiana a partir de um olhar humanístico. Para tal, o também matemático, filósofo e professor universitário falou da importância das boas relações entre as pessoas no cotidiano. “É dessa forma que vamos combater a violência: ouvindo as pessoas, praticando a gentileza e usando a nossa sensibilidade, porque nada está perdido. É preciso acreditar na mudança das pessoas”, ponderou.