Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 14.03.17 - 20h58

Projeto Concertos para Juventude abre temporada 2017 da Orquestra Sinfônica do Recife

img_alt

Ação educativa, criada pelo regente titular da Orquestra, maestro Marlos Nobre, visa a formação de público para a música erudita na cidade, e marca o início do calendário oficial da Orquestra para este ano, no próximo dia 21 (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

O Teatro Santa Isabel abre suas portas e convida o público para a temporada 2017 da Orquestra Sinfônica do Recife. As atividades começam no próximo dia 21 de março, às 10h, com a primeira edição do projeto Concertos para Juventude do ano, ação educativa e de formação de público, dedicada a estudantes e público em geral, que estreou em março do ano passado.

O projeto, de autoria do regente titular da Orquestra, Maestro Marlos Nobre, oferece a jovens recifenses a oportunidade de travar um primeiro contato com a música erudita, conhecendo histórias e curiosidades por trás de célebres composições e compositores de todo o mundo. E também promove o primeiro encontro entre muitos desses estudantes e um dos mais importantes, belos e antigos equipamentos culturais da cidade: o Teatro Santa Isabel, considerado o melhor do país pelo segundo ano consecutivo em 2016, pelo prêmio Cenym de Teatro.

Ao longo do ano, os concertos para o público estudantil serão realizados sempre nas terças-feiras que antecedem as apresentações abertas da Orquestra Sinfônica do Recife. A dinâmica dessas apresentações, que duram em média uma hora, começa sempre num bate papo descontraído, em que o Maestro Marlos Nobre apresenta aos alunos as peças que serão executadas, e termina com muita música e aprendizado.

Para esta primeira aula-concerto, até o momento foram inscritos 25 alunos do Colégio Arautos do Evangelho, e 70 do Colégio Equipe. Eles vão aprender tudo sobre as peças Sinfonia nº 4 em ré menor, Op. 120, do compositor alemão Robert Schumann; e Variações sobre um tema de Haydn, do também alemão Johannes Brahms.

A música clássica brasileira também será destaque neste concerto inaugural. Comemorando os 130 anos do nascimento de Heitor Villa-Lobos, a Orquestra Sinfônica do Recife executa Choros 6. “Trata-se de uma obra-prima musical, em que o compositor faz uso de uma gama de percussões autênticas do Brasil aliadas a um sentido melódico certeiro e extremamente envolvente”, descreve o maestro Marlos Nobre. “O Concertos para a Juventude é o projeto que mais me entusiasma no calendário de atividades da Orquestra, porque é muito gratificante fazer esse trabalho de aproximação dos jovens à música erudita e ver despertar o interesse deles”, complementa o regente.

Para participar, as escolas devem realizar agendamento pelo e-mail teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com ou pelo telefone 3355-3323. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, no dia da aula-concerto, a partir das 9h.

 

Serviço:

Primeiro Concerto para Juventude 2017

Quando: Terça, 21 de março

Onde: Teatro Santa Isabel

Horário: 10h