Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais - SEDA

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 14.03.18 - 10h41

Hospital Veterinário do Recife contrata mais veterinários e amplia atendimento

img_alt

A unidade passa a oferecer novos exames e atendimentos especializados. Outra novidade é a aquisição de novas linhas telefônicas para facilitar a marcação de consultas (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

No Dia Nacional dos Animais, comemorado nesta quarta-feira (14), e no mês em que completa nove meses de funcionamento, o Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, anuncia a contratação de mais cinco veterinários e a ampliação do quadro de serviços. A primeira unidade de saúde veterinária pública do Norte-Nordeste agora passa a oferecer exames laboratoriais e ultrassom, além de alguns atendimentos especializados, como os da área de ortopedia, oncologia e odontologia. Outra novidade é a aquisição de duas novas linhas telefônicas para facilitar a marcação de consultas.

Com as novas contratações, o HVR conta atualmente com um quadro de 14 veterinários, incluindo especialistas em clínica médica, clínica cirúrgica, oncologia, cirurgia ortopédica, diagnóstico por imagem e patologia clínica (exames laboratoriais). Outros aprovados na seleção simplificada realizada pela Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife (Seda) ainda podem ser convocados para atuação no hospital e em outras ações da Seda, conforme as necessidades da Prefeitura do Recife.

O agendamento das consultas para o Hospital Veterinário, que já era feito pelos telefones 3355-9415 e 3355-8179, em horário comercial, também poderão ser feitos, a partir de abril, pelos números 3446.9126 e 3446.6201. Já as cirurgias de castração continuam sendo agendadas pelos telefones 3355-8639 e 3355-9413, das 8h às 12h e das 14h às 17h, nos três primeiros dias úteis de cada mês.

“Agora os cachorros e gatos da cidade poderão fazer os principais exames e atendimentos no próprio hospital, mesmo os mais específicos, sem necessidade de encaminhamento para unidades particulares. Além disso, também vamos conseguir otimizar o agendamento das consultas por telefone com a ampliação das linhas”, comemora Robson Melo, secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife, que é um dos veterinários que trabalham na unidade.

Desde que abriu as portas, em 12 de junho de 2017, foram feitos mais de 19 mil atendimentos, entre consultas ambulatoriais e emergenciais, vacinação, castração e outras cirurgias. O Hospital Veterinário do Recife consolida a política pública de defesa dos animais que vem sendo implementada pela Prefeitura do Recife desde 2013, quando o prefeito Geraldo Julio criou a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais.

Desde então, a Seda realizou mais de 16.500 castrações gratuitas de cachorros e gatos; quase sete mil consultas clínicas em mais de 30 mutirões do projeto Veterinários nos Bairros e já promoveu a adoção de cerca de mil caninos e felinos nas feiras de adoção realizadas em diferentes locais da cidade do Recife. Já foram feitas também cerca de 500 palestras educativas sobre direitos dos animais nas escolas da rede pública e particular de ensino da capital pernambucana.

Para beneficiar, sobretudo, a população de baixa renda, o Hospital Veterinário do Recife dispõe de três consultórios, uma sala de cirurgia, sala de pós-operatório, sala de vacinação junto com odontologia, laboratório e sala de diagnóstico por imagem. A obra, prevista no plano de governo do prefeito Geraldo Julio, teve custo de R$ 1,5 milhão, em recursos próprios do município. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h – na hora do almoço é feito apenas o atendimento emergencial.

Para esses casos de emergência, não é necessário agendamento prévio, mas o animal passa por uma triagem feita por um médico veterinário, que avalia se o caso é realmente grave ou se pode ser marcado. O adulto responsável pelo animal deve levar comprovante de residência, já que a unidade é para os cachorros e gatos do Recife.