Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 14.03.19 - 19h57

Violência contra a mulher é tema de ação educativa no Hospital da Mulher do Recife

img_alt

A atividade faz parte da programação em comemoração ao Mês da Mulher (Foto: Cortesia)

 

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Hospital da Mulher do Recife (HMR) preparou uma série de atividades educativas de conscientização para enfrentamento da violência que atinge as cidadãs pernambucanas. As atividades desta semana foram desenvolvidas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Equipes das duas instituições percorreram todas as salas de espera do hospital para dar orientações sobre as diversas formas de violência contra a mulher e como denunciar casos de agressão.

A PRF levou para o Hospital da Mulher o “Cinema Rodoviário” - unidade móvel onde foram exibidos filmes institucionais sobre educação no trânsito, tráfico humano e outros temas. A ação foi feita por mulheres policiais que falaram para pacientes e colaboradores do HMR, além de distribuírem cartilhas sobre a Lei Maria da Penha e brindes. “Nós mulheres temos que comemorar nossas conquistas, mas também temos que refletir e continuar lutando”, defendeu a médica Isabela Coutinho, diretora-geral do HMR.

Já Sandra Leite, coordenadora do Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, que funciona no HMR, lembrou que o serviço atende mulheres de todo o Estado com uma equipe multiprofissional, 24 horas por dia. O Centro oferece à mulher a possibilidade de fazer o boletim de ocorrência e o exame pericial no próprio Sony Santos. O serviço funciona por livre demanda, ou seja, sem necessidade de marcação prévia.