Secretaria-executiva de Juventude

NOTÍCIAS

Juventude | 14.03.23 - 16h20

Prefeitura do Recife realiza aula inaugural do Programa Conexões Periféricas

img_alt

Programa, realizado pela Secretaria Executiva de Juventude, em parceria com o UK-Brazil Tech Hub, a ThoughtWorks e o FA.VELA e beneficia 25 jovens da cidade. (Foto: Wagner Ramos/PCR)

 

A Casa Zero, na Rua do Bom Jesus, sediou a aula inaugural do Conexões Periféricas na noite desta segunda-feira (13). O programa é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv), em parceria com o Governo Britânico, através do UK-Brazil Tech Hub, a ThoughtWorks e o FA.VELAque visa democratizar e estimular o acesso de jovens ao universo da tecnologia. O Conexões Periféricas tem um conteúdo programático com dois eixos de formação - o de desenvolvimento pessoal e o de programação web - e atende 25 jovens nesta sua 3ª edição.
 
Por vídeo, o secretário executivo de Juventude do Recife, Marcone Ribeiro, parabenizou os jovens e deixou um recado: "Estou nos Estados Unidos representando o Brasil num programa de liderança para jovens afrodescendentes. É incrível como o Brasil é uma potência quando o assunto é diversidade. E isso se conecta muito com o propósito do Conexões Periféricas, que é incluir e garantir que a nossa diversidade nunca seja vista como vulnerabilidade e sim como potência", destacou o secretário.
 
Na aula inaugural, os estudantes receberam a orientação de como serão as aulas ao longo dos três meses de curso. Serão três encontros semanais na Casa Zero, das 18h às 20h, totalizando 72 horas-aula. Na ocasião, os alunos conheceram Larissa Bruscky, cônsul interina do Governo Britânico; Gabriela Figueiredo, Head de Operações do UK-Brazil Tech Hub; João Souza da organização social FA.VELA; Helson Cruz da empresa ThoughtWorks; e de Fábio Silva, idealizador da Casa Zero.
 
Ao final, os novos alunos bateram um papo com Demézio Silva, 28 anos, que participou do Conexões Periféricas em 2020. "Esse programa me ensinou bastante. Não só sobre a montagem de códigos e estruturas, mas também como pensar na lógica, o que é essencial no trabalho que executo hoje. Também foi muito importante na questão de desenvolvimento pessoal. Foi possível aprender muito com todas as palestras", contou Demézio.
 
3ª EDIÇÃO - A 3ª edição do Programa Conexões Periféricas recebeu a inscrição de mais de 500 jovens recifenses interessados em participar do curso de programação web, ministrado por profissionais da empresa ThoughtWorks. Do total das vagas, 75% estavam reservadas para candidatos negros, população LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. As demais vagas eram de livre concorrência. No processo seletivo, mediante preenchimento do formulário, foram levados em consideração critérios como diversidade territorial, equilíbrio de gênero e fator socioeconômico.
 
O Programa Conexões Periféricas já beneficiou mais de 100 jovens recifenses. Desde 2018, a iniciativa é realizada em parceria com a empresa ThoughtWorks. Neste ano, a 3ª edição do Conexões Periféricas está sendo realizada também em parceria com o Governo Britânico, por meio do UK-Brazil Tech Hub, e com a instituição educacional FA.VELA.