Secretaria de Saneamento

NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 14.03.23 - 19h43

Prefeitura do Recife traz especialista em recursos hídricos para avaliar soluções de drenagem para a bacia do Tejipió

img_alt

O professor veio a convite da Prefeitura do Recife, no âmbito do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Social (ProMorar). (Foto: Divulgação)

 

O especialista em recursos hídricos Carlos Tucci, consultor e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estará no Recife até a próxima quinta-feira (16) para avaliar os impactos da macrodrenagem atual da cidade, identificar pontos críticos e locais para controle de nível dos rios. O professor veio a convite da Prefeitura do Recife, no âmbito do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Social (ProMorar).
 
O ProMorar vai viabilizar o maior projeto de requalificação urbana e social do Recife, através de um investimento de R$ 1,5 bilhão já aprovado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para projetos de infraestrutura e habitabilidade nas comunidades de baixa renda da cidade. A visita acontece por meio do consórcio Engeconsult-TPF, contratado pela Secretaria de Saneamento (Sesan), para elaborar os projetos de saneamento integrado das Comunidades de Interesse Social (CIS). 
 
O professor presta consultoria com a finalidade de pesquisar e elaborar soluções para a drenagem da cidade, com foco na bacia do Rio Tejipió. Estão sendo realizadas visitas aos canais da Sambra, Guarulhos e da Malária, dentre outros pontos. “É preciso iniciar um plano organizado de ataque aos problemas. A sociedade é integrada e a solução também deve ser integrada. Ocupações urbanísticas para evitar invasões, saneamento, moradia e questões sociais estão entre as soluções”, explicou Tucci, durante visita ao canal do Guarulhos. 
 
Carlos E. M. Tucci é professor titular aposentado do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente atua como professor colaborador do Curso de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do IPH-UFRGS, além de ser proprietário e diretor da empresa Rhama Consultoria Ambiental Ltda. Atua em pesquisas relacionadas a águas urbanas, modelagem de sistemas hídricos, gestão de recursos hídricos, previsão e alerta de sistemas hídricos, gestão de água e meio ambiente. Nos últimos 35 anos, Tucci trabalhou como consultor junto a empresas e entidades nacionais e internacionais como Unesco, Banco Mundial, BID, ANEEL, ANA, Itaipu, entre outros.
 
*PROGRAMA* - O ProMorar Recife vai impactar a vida de mais de 500 mil pessoas da cidade, realizando investimentos em infraestrutura e habitabilidade nas comunidades de baixa renda. Entre as obras previstas está a macrodrenagem nas bacias dos rios Tejipió, Jiquiá e Moxotó, que reduzirão em 50% o volume de alagamentos. Serão investidos R$ 400 milhões em obras de contenção de encostas e redução de 40% dos pontos de riscos 03 e 04 da cidade. Na parte de saneamento, aproximadamente 90 quilômetros de esgotamento sanitário deverão ser implantados.