NOTÍCIAS

Cultura | 14.04.12 - 12h41

Primeiro dia do Pernambuco no Clima é marcado por carisma de Gilberto Gil

O baiano é uma das figuras que discutirão o aquecimento global no Recife até o domingo (15)

Ideia é que as discussões fomentadas no encontro ecoem de forma a influenciar o Rio+20. Foto: Peire GarridoNa expectativa pelo Rio/Clima, Climate Challenge (RCC) – evento que ocorrerá paralelamente ao Rio+20 – Recife abriu os preparativos para o Pernambuco no Clima, que servirá como uma reunião prévia para o RCC. O lançamento do evento aconteceu no Arcádia de Boa Viagem na tarde desta sexta-feira (13) e segue até domingo (15). Durante os debates, diversos especialistas no assunto e autoridades políticas nacionais e internacionais irão estabelecer uma agenda de trabalho para o RCC. O prefeito do Recife, João da Costa e o governador Eduardo Campos estiveram presentes na cerimônia de abertura.

Sem dúvida, um dos mais assediados na cerimônia de abertura foi o ex-ministro Gilberto Gil, que falou sobre a necessidade de manter o otimismo em relação aos problemas climáticos e aprimorar as formas de atuação das instituições. “Quando era pequeno no interior da Bahia lembro da comoção que um eclipse solar causou na cidade. As pessoas por desconhecerem aquilo, tinham uma visão apocalíptica do fenômeno. Encontros como este que está acontecendo hoje aqui no Recife são também importantes para desmistificar certas crenças que dificultam o diálogo e, desse modo, eliminar essa postura pessimista na hora de lidar com o problema”, afirmou o músico.

Outra figura de destaque foi o deputado federal e presidente da Subcomissão Rio+20 da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Alfredo Sirkis, que presidiu a mesa de debates e explicou o objetivo desta iniciativa. “O Pernambuco no Clima tem como finalidade principal a definição de uma metodologia para o Rio Climate. Além disso, queremos ouvir as experiências de Pernambuco e do Recife com relação às políticas ambientais desenvolvidas aqui”, ressaltou o parlamentar.

Na manhã de sábado (14) haverá a continuação do Pernambuco no Clima com o inicio da discussão sobre metodologia e a agenda da reunião de junho. Já no domingo (15), os especialistas irão trabalhar os preparativos num sentido mais prático, formando os grupos de contato nacional e em seguida formatando os produtos a serem elaborados no RCC. O evento é apoiado pela Prefeitura do Recife que investiu cerca de R$ 100 mil na estrutura do encontro internacional.

O Rio/Clima – Climate Challenge acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 17 de junho como um evento complementar ao Rio+20. A ideia é que as discussões fomentadas no encontro ecoem de forma a influenciar o Rio+20 e os demais fóruns que tratam de problemas climáticos.