NOTÍCIAS

Cultura | 14.04.15 - 12h03

Prefeitura do Recife rende homenagens ao centenário de Pelópidas Silveira

A solenidade que marca os 100 anos de Pelópidas acontece no Museu da Cidade, nesta quarta (15). Um busto do gestor será colocado no Centro do Recife

O Recife comemora amanhã (15) o centenário do engenheiro e gestor público Pelópidas Silveira. Para celebrar a data, a Prefeitura do Recife rende homenagens ao primeiro prefeito da cidade eleito pelo voto popular (1955/1959). A solenidade de comemoração está sendo organizada pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, órgão responsável pela área de planejamento do Recife e ligado à Secretaria de Planejamento Urbano, e acontecerá na noite desta quarta-feira (15), no Museu da Cidade, às 19h. Pela manhã, às 10h, um busto do gestor será instalado na descida da Ponte Duarte Coelho.

As homenagens contarão com a presença dos familiares e amigos de Pelópidas, além de entidades e profissionais ligados ao urbanismo. Na programação da noite haverá a exibição de dois vídeos, sendo um preparado especialmente em comemoração ao centenário, contando um pouco da vida e obra de Pelópidas. O outro, em 16 milímetros, foi realizado em 1956 por Firmo Neto e traça o perfil de Pelópidas enquanto gestor. Este vídeo faz parte do acervo da cinemateca do Teatro do Parque. O evento terá a participação do prefeito Geraldo Julio, que convidou ex-prefeitos da cidade para a solenidade no Museu do Recife.

A história de Pelópidas se confunde com alguns dos mais significativos planejamentos e projetos voltados para o desenvolvimento social e urbano do Recife. Entre algumas de suas intervenções estão as construções, alargamentos e pavimentações de ruas e avenidas (Avenida Conde da Boa Vista, Avenida Beberibe e da Rua Dom Bosco, por exemplo); reforma da Praça da Independência; instalação do serviço de ônibus elétrico; incentivo à construção de casas populares; construção de galerias, canais e pontes; construção de parques, praças e jardins, que tem no Sítio Trindade uma referência das suas ações.

Prefeito da cidade por três vezes, o urbanismo foi um traço de grande relevância da sua passagem à frente do Executivo Municipal. Mas, o incentivo à criação de associações de bairro e à democratização da participação popular por meio das audiências públicas também assumem fundamental importância do legado por ele deixado.

"A homenagem que fazemos ressalta a importância do trabalho feito por Pelópidas, sobretudo no que diz respeito aos avanços que ele trouxe ao desenvolvimento urbano da cidade e ao incentivo da participação popular, por meio das audiências públicas. Pelópidas criou pontes entre a sociedade e o poder público", ressalta Antônio Alexandre, secretário de Planejamento Urbano do Recife.

Busto - Confeccionado em concreto pelo escultor José Roberto, o busto em homenagem ao centenário de Pelópidas Silveira será instalado na descida da Ponte Duarte Coelho, na esquina com a Rua da Aurora, em frente ao Recife Plaza Hotel. Ou seja, na entrada da Conde da Boa Vista, via que foi alargada por Pelópidas. A Emlurb produziu a base da peça. José Roberto tem 30 anos de carreira e, entre outras obras, foi responsável pela escultura localizada em frente ao Fórum de Garanhuns e o monumento da Polícia Federal de Pernambuco, que fica no Cais do Apolo.

Instituto da Cidade Pelópidas Silveira - Autarquia ligada à Secretaria de Planejamento Urbano do Recife, o Instituto foi criado em 2009 e leva o nome de Pelópidas em sua homenagem. É responsável pelos estudos, pesquisas, planejamentos e projetos voltados para o desenvolvimento urbano sustentável da cidade. Entre outras atribuições está sob sua coordenação, a partir deste ano, iniciar o trabalho de revisão das legislações urbanísticas (Plano Diretor, Lei de Uso e Ocupação do Solo, Lei de Parcelamento, dispositivos legais que tratam da Transferência do Direito de Construir e da Outorga Onerosa). Até o final deste semestre deverão ser iniciados os estudos técnicos ao passo que a gestão ouvirá a população para a formulação final das revisões. Essas revisões reafirmam um dos compromissos da atual gestão assumidos junto à sociedade.

Outra importante frente de ação do Instituto é a realização de um estudo urbanístico para o centro expandido da cidade, por meio de um convênio já firmado com a Universidade Católica de Pernambuco. Também faz parte das ações de planejamento urbano a contribuição dentro do Projeto Recife 500 Anos, que resultará num documento que norteará as diretrizes estratégicas da cidade para o planejamento urbano da cidade para os próximos 20 anos quando o Recife será a primeira capital do país a completar oficialmente 500 anos.

Confira na linha do tempo um pouco da trajetória de Pelópidas Silveira:

1915 - Nasceu no Recife em 15 de abril. É o primeiro dos seis filhos de Sizenando Elísio Silveira e de Laura de Souza Silveira;

1935 - Forma-se engenheiro pela Escola de Engenharia;

1936 a 1937- Foi o responsável pela Diretoria de Viação e Obras Públicas do Estado de Pernambuco;

1942 - É um dos criadores do Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco – ITEP;

1944 - Organizou e dirigiu a Seção de Solos e Fundações do Instituto Tecnológico, onde trabalhou por mais de dez anos;

1946 - Foi nomeado prefeito da Cidade do Recife pelo interventor José Domingues, cargo que ocupou durante seis meses. Em sua gestão, marcada pela participação da população, dá início a várias reformas no setor administrativo e promove melhorias na infraestrutura da cidade;

1955 - Foi o primeiro prefeito eleito por meio de voto popular na Cidade do Recife governando a cidade até 1959;

1959 a 1963- Foi vice-governador do Estado de Pernambuco no governo de Cid Sampaio;

1963 - Assumiu a Secretaria de Viação e Obras Públicas, na gestão de Miguel Arraes. No mesmo ano foi eleito mais uma vez Prefeito da Cidade do Recife;

1964 - Foi deposto do cargo de prefeito pelo movimento político-militar de 1964 quando foi preso por oito meses e meio;

1980 - Foi reintegrado à docência na Universidade Federal de Pernambuco;

2008 - Faleceu no dia 6 de setembro.

SERVIÇO:

Homenagens ao centenário de Pelópidas Silveira

10h - Inauguração do busto de Pelópidas, na descida da Ponte Duarte Coelho, esquina com a Rua da Aurora.

19h - Solenidade em homenagem a Pelópidas, no Museu do Recife (Forte das Cinco Pontas, s/nº, São José)

Quando: Quarta-feira (15/04/15)