NOTÍCIAS

Cultura | 14.04.15 - 20h15

Recife Participa retoma plenárias com encontros nos Coelhos e Jardim São Paulo

Fórum Microrregional já realizou 12 plenárias e reuniu mais de duas mil pessoas. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

O Fórum Microrregional do Recife Participa retomou, na noite desta segunda-feira (13) a rodada de plenárias com dois encontros, um nos Coelhos e o outro em Jardim São Paulo. As plenárias reuniram mais de 250 pessoas, e discutiram Saúde para a Microrregião 1.3 (Coelhos e Ilha de Joana Bezerra) e Infraestrutura para a Microrregião 5.3 (Barro, Coqueiral, Curado, Jardim São Paulo, Sancho, Tejipió e Totó). Com os debates de ontem, o Fórum Microrregional 2015 já fez 12 plenárias e segue até a próxima sexta-feira (16), quando terá visitado todas as regiões da cidade.

Nos Coelhos, a população debateu soluções para Saúde na área com o Secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, e da Secretária da Mulher, Elizabete Godinho. A gerente responsável pelo Distrito Sanitário I, que engloba a região, fez uma apresentação da rede existente e dos novos investimentos previstos para a área como uma UPA-E e a ampliação da rede de profissionais.

O morador Rildo Marques levou um documento com diversas demandas para área e entregou em mãos ao secretário de Saúde. Entre os pedidos de Rildo estava melhorias na estrutura da Unidade de Saúde da Família Berilo Pernambucano. O secretário de Saúde garantiu que o posto passará por uma grande intervenção enquadrando ele no novo padrão de qualidade da Prefeitura do Recife.

JARDIM SÃO PAULO - O Campo do El salvador, no bairro de Jardim São Paulo, foi o cenário escolhido pela Prefeitura do Recife apara apresentar ações e receber as propostas dos moradores, dentro da programação do Fórum Microregional Recife Participa. Realizado na noite de ontem, o encontro teve quase 160 inscritos, dos quais mais de 50 fizeram suas reivindicações representando as comunidades envolvidas.

Os bairros do Curado, Barro, Coqueiral, Sancho, Tejipíó, Totó e Jardim São Paulo, têm, juntos mais de 113 mil habitantes e ocupam cerca de 8% do território do Recife. Os principais desafios das comunidades são a conclusão do canal de Guarulhos e pavimentação e drenagem de ruas, além da implantação de áreas de lazer e esportes.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos do Recife, Victor Vieira, anunciou um pacote de 56 obras para esses bairros. Segundo ele, serão realizados serviços prioritários de drenagem e pavimentação em ruas e avenidas importantes, que irão melhorar a condição de mobilidade e moradia. "Esse é um espaço importante para ouvir as reivindicações de quem realmente conhece os problemas locais", disse o secretário.

Para o presidente da Emlurb, Antonio Barbosa, o bairro de Jardim São Paulo e entorno, por sua localização, tem uma situação privilegiada. Ele anunciou serviços de drenagem, recuperação de pré-moldados e recuperação do pavimento da Avenida São Paulo, a principal do bairro.