NOTÍCIAS

Cultura | 14.04.15 - 21h18

Secretaria de Educação do Recife comemora Dia do Livro Infantil e nascimento de Monteiro Lobato

Mais de 400 alunos da rede municipal participam da programação especial, que inclui contação de histórias, exibição de vídeos e peças teatrais

A Secretaria de Educação do Recife montou uma programação literária especial para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil e a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, celebrados no próximo sábado (18). Nesta quarta-feira (15), o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL) fará contação de histórias e exibição de vídeos no Centro Administrativo Pedagógico (CAP) da Secretaria de Educação, localizado na Ilha do Leite. Já na quinta-feira (16), a programação é organizada pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC) e ocorrerá na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena.

Na quarta, a abertura do evento cujo tema é "Redescobrindo Monteiro Lobato" será feita por uma das bandas do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria de Educação. Duas professoras farão a contação de histórias, e serão exibidos vídeos sobre fábulas e contos menos conhecidos de Monteiro Lobato, considerado o maior nome da literatura infantil brasileira. Cerca de 30 alunos do 3º e 4º anos da Escola Municipal Reitor João Alfredo participam da atividade.

De acordo com Ivana Cavalcanti, coordenadora do PMBFL, a ideia é mostrar que a obra do escritor vai além do Sítio do Picapau Amarelo, que todos conhecem. "Para as crianças, a obra de Lobato é de um imaginário criativo incrível. Ele sai de um mundo real para um mundo imaginário que é bem nacional. Além disso, quando lemos as histórias de outros escritores, inclusive os atuais, percebemos que muitos se baseiam na obra de Monteiro Lobato. Eles sempre falam que leram muito o autor, que a formação deles como escritor vêm dessas leituras", afirma Ivana Cavalcanti. Segundo a coordenadora, o PMBFL conta com ações como formação de acervo em bibliotecas, atividades desenvolvidas nas escolas por professores de biblioteca, formação de docentes e festival de leitura e escrita.

Na atividade da quinta-feira, são esperados 400 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de dez escolas municipais. Após a abertura feita pela Banda Paulo Freire, haverá apresentação do Grupo de Contação de Histórias do NAC e de professoras. Alunos de três unidades de ensino vão fazer apresentação teatral e mostra de trabalhos feitos nas escolas sobre as obras menos conhecidas de Monteiro Lobato.

Também haverá apresentação do Projeto Cantigas de Roda - uma leitura musicada. Através da iniciativa que começou a ser desenvolvida neste mês, a Banda Paulo Freire e o grupo de teatro do NAC fazem visitas a escolas municipais com o objetivo de resgatar as cantigas infantis e estimular a produção musical.

Programação:

Quarta (15)

Local: Centro Administrativo Pedagógico (CAP) da Secretaria de Educação do Recife - Rua Frei Matias Teves, sem número, Ilha do Leite. No hall do bloco A, no térreo do CAP.

Hora: 8h às 10h e 14h às 16h

Quinta (16)

Local: Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire - Rua Real da Torre, n° 299, Madalena.

Hora: 14h