Marcelo Rodrigues viaja ao Rio para participar de Encontro de Secretários de Meio Ambiente
O encontro é um dos eventos preparatórios para a Rio +20, evento que ocorre em junho e reunirá diversas autoridades internacionais para discutir o Meio Ambiente 20 anos após a Eco 92
Após apoiar a Pernambuco no Clima, em abril, a Prefeitura do Recife participa do I Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitas Brasileiras. O evento acontece a partir desta terça (15) até sexta (18) e terá como representantes da capital pernambucana o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues, e o assessor executivo da pasta, Marcílio Cumaru. O encontro vai focar a disseminação de casos de sucesso nas capitais e tem como objetivo a criação de uma rede entre os gestores municipais para favorecer a troca de ideias, projetos e planos para os próximos anos. A reunião antecede a Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento Sustentável - Rio+20.
Na oportunidade, o secretário realiza palestra sobre o PRAV (Projeto de Revitalização e Implantação de Área Verde). Para Marcelo Rodrigues, o PRAV é uma ação que traz resultados relevantes à sustentabilidade. “Nós estamos apresentando uma ferramenta inédita entre as cidades brasileiras. O PRAV é uma saída para o verde, como forma de compensação ambiental de êxito”, ressalta o gestor. “O encontro vai propagar o PRAV para todo o País, como uma política ambiental a ser seguida pelas demais capitais”, acrescenta o assessor executivo de Meio Ambiente do Recife, Marcílio Cumaru, que também participa do evento no Rio de Janeiro.
O I Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras será aberto pela ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira. Os painéis do evento abordarão questões como: perspectivas da própria Rio+20; mudanças climáticas; governança para a sustentabilidade; gestão de resíduos e saneamento; transporte público; poluição; reflorestamento e licenciamento; entre outros.
Os casos de sucesso e os projetos em áreas como tratamento de resíduos, arborização e criação de uma marca de sustentabilidade municipal serão apresentados com maiores detalhes em um livro a ser publicado pela Secretaria do Meio Ambiento do Rio de Janeiro, que organiza o encontro. O evento será encerrado com a assinatura da "Carta do Rio de Janeiro para a Sustentabilidade", pelos secretários presentes, e a sua entrega à C-40, grupo de grandes cidades à liderança do Clima.
PRAV - O projeto é uma ferramenta cujo objetivo é prover a compensação ambiental compatibilizando a expansão urbana com a recuperação de áreas naturais e o plantio de espécies florestais nativas. De acordo com o projeto, as prioridades de revitalização são: margens de corpos e cursos d’água; área verde pública em Zona de Ambiente Natural (ZAN), unidades de conservação ou parques; e arborização urbana nos passeios públicos, praças ou refúgios, bem como praças e equipamentos. O PRAV é um projeto exigido do empreendedor para construções inseridas em Setor de Sustentabilidade Ambiental, conforme os artigos 79 e 80 do Código Municipal de Meio Ambiente (CMMA), da lei nº 16243/96, alterada pela lei nº 16930/03.