Prevenção contra a dengue sensibiliza crianças em Escola de Santo Amaro
Por Clarissa Macau
Palestras, exibições de filmes e cartazes caprichosamente desenhados a mão sensibilizaram para o perigo do mosquito da dengue mais de 50 crianças das 3ªs e 4ªs séries da Escola Municipal do Santo Amaro na manhã desta segunda-feira (14). A Secretaria da Saúde, por meio do Distrito Sanitário I, junto ao Programa Saúde na Escola (PSF) e dos Agentes de Saúde Ambiental procuraram esclarecer informações sobre a dengue, mostrando seu ciclo evolutivo, locais que servem como foco do mosquito, além dos sintomas e como se prevenir. Durante o evento também foram distribuídos informativos.
As palestras iniciaram após a exibição do desenho “Dengue em nossa história”. O filme produzido pela Prefeitura do Recife fez uma retrospectiva desde o surgimento da dengue na cidade, em 1909, até os dias de hoje. Após debate com alunos, as agentes Mônica Maciel e Edjane Cristina fizeram uma gincana de perguntas e respostas sobre a enfermidade. Os vencedores foram premiados com jogos.
A professora Ana Beatriz falou sobre a importância de ações como essa: “todos saem ganhando com essa conscientização sobre a dengue. As crianças aprendem na sala de aula e levam as informações para suas famílias e comunidades servindo como agentes multiplicadores de informação”, comentou.
As alunas Rylare, 10 anos e Jaiza, nove, estavam animadas. As duas disseram que “gostam quando trazem para escola filmes e cartazes para aprender sobre saúde”. “A gente se diverte e aprende”, completaram em dueto.