NOTÍCIAS

Cultura | 14.05.13 - 15h28

Secretaria de Habitação promove seminário de apresentação do “Minha Casa, Minha Vida”

[caption id="attachment_34165" align="alignnone" width="680"] O secretário Eduardo Granja lembrou que o compromisso da PCR é priorizar o enfrentamento do déficit habitacional da cidade. (Foto: Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]

O programa “Minha Casa, Minha Vida”, que vai nortear os novos projetos de moradias populares da Prefeitura do Recife foi o tema principal do 1º seminário de Habitação de Interesse Social, promovido nesta segunda-feira (13), no auditório do Sindicato da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE), na Ilha do Leite. Realizado pela Secretaria de Habitação, em parceria com a pasta de Mobilidade e Controle Urbano, Caixa Econômica Federal e Sinduscon, o evento também serviu para o secretário de Habitação, Eduardo Granja, anunciar que a partir de junho terão início as chamadas públicas visando a construção de novos conjuntos habitacionais.
 
“Esse primeiro lote de chamadas públicas irá contemplar oito conjuntos e mais de 2,4 mil unidades, que serão construídas por intermédio do programa Minha, Casa Minha Vida”, revelou o secretário. De acordo com Granja, ao contrário das licitações, onde o poder público é o contratante das obras, nas chamadas públicas a Prefeitura disponibiliza o terreno, seleciona a empresa responsável e repassa o projeto para a Caixa Econômica. A própria Caixa e a construtora vencedora ficam responsáveis pela execução das obras.
 
O secretário lembrou que o compromisso repassado pelo prefeito Geraldo Julio é que seja priorizado o enfrentamento do déficit habitacional da cidade. “Nós também vamos priorizar o trabalho social em todos os conjuntos habitacionais ligados ao município, incluindo os já entregues. O foco será o incentivo à formação de condomínios e organização dos moradores”, relatou.
 
Os executivos da Caixa Econômica, entre eles o gerente nacional de Habitação de Interesse Social, Tácito Quadros, tiraram as dúvidas dos empresários sobre o sistema de financiamento do programa Minha Casa Minha Vida, que entre outras coisas prevê gasto máximo de R$ 63 mil por moradia construída e prazo de execução de até 15 meses.
 
A partir de junho, as primeiras oito chamadas públicas vão contemplar a retomada de obras dos habitacionais Vila Independência, no Brejo de Beberibe (228 unidades) e Vila Brasil, na Ilha Joana Bezerra (448 unidades), além dos novos projetos de construção dos conjuntos Jiquiá/Beirinha (528), Vila Esperança/Tejipió (100), e Espólio Estevinho, no bairro de São José (200 unidades), além de Souza Luna, em Afogados, e Quadras K e L, na Imbiribeira, os três com 300 unidades cada.
 
O seminário contou com a presença de cerca de 50 empresários do setor de construção civil do Estado.  Também participaram a secretária da Mulher, Silvia Cordeiro, o gerente-geral de Planejamento e Projetos da Secretaria de Saneamento, Marcelo Bentes, o presidente da URB, Antônio João Dourado, e os secretários executivos de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maurício Guerra, e de Habitação, Renata Lucena.