NOTÍCIAS

Cultura | 14.05.14 - 15h59

Lançamento de livro e inauguração de exposições na Semana de Museus

O Dia Internacional dos Museus é comemorado no próximo domingo, 18 de maio. No Recife, a programação dos espaços culturais foi reforçada, no intuito de valorizar o papel dos museus e estimular o público a visitar os espaços. Um dos destaques da programação é o encontro de admiradores e colecionadores da obra do rei do baião, que acontece nesta sexta-feira (16), a partir das 14h, no Memorial Luiz Gonzaga, no Pátio de São Pedro.

Os colecionadores José Batista Alves, José Maria Almeida Marques, José Nobre de Medeiros e Ademário King debaterão o legado de Luiz Gonzaga com mediação de Renato Phaelante. Na sequência, às 16h, será realizado o lançamento do livro Porque o rei é imortal!, de José Nobre de Medeiros – criador do Museu Fonográfico Luiz Gonzaga, que fica em Campina Grande (PB) – e Antônio Francisco da Costa. O livro contém biografia, musicografia, curiosidades e iconografia, sobre a vida e a obra do rei do baião.

Também haverá abertura de duas novas exposições na cidade. No Mamam no Pátio, nesta quinta-feira (15), às 18h, acontece a abertura da instalação Deserto, de Lucas Simões, com curadoria de Cristiana Tejo. O trabalho, fruto de uma residência artística desenvolvida durante cinco semanas no Recife, foi apoiado pela ArtRio e pela Prefeitura do Recife. A pesquisa deu origem ao site-specific que faz referência ao nome de um bar existente no centro do Recife nos anos 1960, descrito pelo dramaturgo Tulio Carella em seu diário, lugar que ele frequentava e onde convivia com bêbados, prostitutas e homossexuais. O trabalho propõe uma reflexão sobre as políticas públicas e urbanísticas da área do entorno do Pátio São Pedro.

Já no domingo (18), a celebração do Dia Internacional dos Museus no Museu Murillo La Greca terá a vernissage da exposição Corbiniano – 65 anos de Arte, com show da banda Saracotia. A mostra traz uma retrospectiva de todas as fases de criação do artista José Corbiniano Lins. O acervo, formado por aproximadamente 40 esculturas, de base e parede, reúne ainda pinturas, gravuras, desenhos e uma tapeçaria capazes de retratar a pluralidade da produção do pernambucano que passeia harmoniosamente entre uma técnica e outra. Algumas dessas peças foram produzidas desde as décadas de 80, 90 e 2000, mas só agora lapidadas para serem expostas no evento.

Semana de Museus - Pelo 12º ano consecutivo o Instituto Brasileiro de Museus promove a Semana Nacional de Museus, uma programação que teve início no dia 12 e segue até 18 de maio, envolvendo 1.337 instituições de todo o país. Em 2014, o tema da Semana - que tem por objetivo dar visibilidade e valorizar o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade - é Museus: coleções criam conexões.

Confira o que acontece nos museus do Recife na 12ª Semana de Museus:

Memorial Luiz Gonzaga
Endereço: Pátio de São Pedro, 35, Bairro de São José
Entrada Franca
Informações: 3355-3155

Até sexta-feira, 16 de maio
9h às 17h

Exposição – O Memorial Luiz Gonzaga expõe acervo sobre Luiz Gonzaga, com fotos, discos, músicas, vídeos, cronologia, instrumentos musicais e objetos da cultura sertaneja. A visita é guiada por mediadores que conduzem os visitantes pelo espaço expositivo, discorrendo sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga e seu legado artístico.

14 de maio (quarta-feira)
14h40
Exibição do filme Gonzaga – De Pai pra Filho, de Breno Silveira

15 de maio (quinta-feira)
14h às 17h
Oficina – Do Baião ao Forró: mostra dos gêneros musicais: baião, xote, arrasta pé, xaxado e forró, cantados por Luiz Gonzaga. Será ministrada pelos músicos e educadores do Memorial, Edierck Silva e Marcos Leite

16 de maio (sexta-feira)
14h às 16h30
Encontros – Colecionadores apresentam seus acervos e debatem o legado de Luiz Gonzaga, refletindo sobre a produção cultural durante o centenário do Rei do Baião. Participam do encontro os colecionadores José Batista Alves, José Maria Almeida Marques, José Nobre, Ademário King, com mediação de Renato Phaelante.

16 de maio (sexta-feira)
16h
Lançamento do livro Porque o rei é imortal!, de José Nobre de Medeiros e Antônio Francisco da Costa. O livro contém a biografia, musicografia, curiosidades e iconografia, sobre a vida e a obra do rei do baião.

Museu da Cidade do Recife
Endereço: Forte das Cinco Pontas, s/n, bairro de São José
Informações: 3355-9541 / 3355-9558
Entrada Franca

Até a sexta-feira (16), os visitantes poderão participar da ação educativa O Forte das Cacimbas de Ambrósio Machado, que conta a história da cidade do Recife, a partir do próprio Forte das Cinco Pontas e seu entorno, com as cacimbas no Bairro de São José.

Em cartaz no Museu da Cidade, a mostra Recife em Cantos, que reúne objetos, fotografias, vídeos e documentos do acervo, narrando a história da evolução urbana do Recife entre os séculos XVI e XX. Entre as peças expostas estarão pinhas e azulejos do século XIX, objetos arqueológicos, gravuras do período holandês e litografias do século XIX editadas por F. H. Carls. Além disso, a mostra conta com a contribuição do público, que enviou “selfies” nos locais que considera patrimônio do seu bairro. A entrada é franca e o Museu fica aberto das 9h às 17h.

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam)
Endereço: Rua da Aurora, 265, Boa Vista - Recife – PE
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 13h às 18h, domingos, das 13h às 17h
Telefone: (81) 3355-6870/ 3355-6871/ 3355-6872
Entrada Franca

Sexta-feira, 16 de maio
16h às 21h
Na Sexta da Pesada, o projeto Clube de Arte Moderna do Mamam propõe um happy hour, onde as pessoas poderão conhecer as exposições, colocar o assunto em dia e apreciar iguarias gastronômicas. Nesta sexta-feira, os convidados para a cozinha são os artistas visuais do coletivo A Casa como Convém.

Até domingo, 18 de maio
A exposição “Cães sem Plumas” conta com curadoria de Moacir dos Anjos, traz obras de 25 artistas visuais brasileiros de em torno de um mesmo tema: o poema “O Cão sem Plumas”, do pernambucano João Cabral de Melo Neto. Nomes de gerações diversas como Eduardo Coutinho, Gil Vicente, Paulo Bruscky e Claudia Andujar integram a exposição.

Também está em cartaz no Mamam a mostra “Entretanto”. Com curadoria de Gentil Porto Filho, faz parte do projeto que expõe o acervo do Mamam através de diferentes recortes e reflexões.

Mamam no Pátio
Endereço: Pátio de São Pedro, casa 17, bairro de São José
Período para visitação: 15 de Maio a 16 de Junho
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 17h
Informações: 3355-6764
Entrada Franca

Quinta-feira, 15 de maio
Às 18h

Às 18h desta quinta-feira (15), acontece a inauguração da instalação Deserto, de Lucas Simões e com curadoria de Cristiana Tejo. O trabalho, fruto de uma residência artística desenvolvida durante cinco semanas no Recife, foi apoiado pela ArtRio e pela Prefeitura do Recife. A pesquisa deu origem ao site-specific que faz referência ao nome de um bar existente no centro do Recife nos anos 1960, descrito pelo dramaturgo Tulio Carella em seu diário, lugar que ele frequentava e onde convivia com bêbados, prostitutas e homossexuais. O trabalho propõe uma reflexão sobre as políticas públicas e urbanísticas da área do entorno do Pátio São Pedro.


Museu Murillo La Greca
Endereço: R. Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; sábados e domingos, das 13h às 17h
Telefone: (81) 3355-3126 | (81) 3355-3127 | (81) 3355-3129
Entrada Franca

18 de maio
17h
No domingo será inaugurada a exposição “CORBINIANO – 65 Anos de Arte”, com show do grupo Saracotia. A mostra aborda a história e a arte de José Corbiniano Lins, um dos mais importantes escultores de Pernambuco, e tem curadoria de Bruna Pedrosa. O acervo, formado por aproximadamente 40 esculturas, de base e parede, reúne ainda pinturas, gravuras, desenhos e uma tapeçaria. A exposição segue até 25 de junho

A partir do dia 20 de maio, além das visitas guiadas oferecidas também ao público espontâneo e às escolas privadas pela equipe de mediadores culturais do Museu Murillo La Greca, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos terão a chance de participar de oficinas de arte. Coordenadas pela artista plástica e educadora Fátima Manzi, elas vão oferecer aos participantes a chance não só de descobrir a história de Corbiniano, como também de aprender as técnicas de criação adotadas por ele. As esculturas serão produzidas no isopor e os desenhos feitos de lápis aquarelável.

Museu de Arte Popular do Recife
Endereço: Pátio de São Pedro, 49, bairro de São José
Informações: 3355-4720 / 3355-3110

No sábado, 17 de maio, o Museu de Arte Popular do Recife será tema de mesa redonda na Caixa Cultural, que fica no Bairro do Recife. A conversa, que terá a participação do artista plástico Rinaldo Silva, do museólogo Anderson Santos e da pesquisadora Maria Alice Amorim, será das 17h às 19h, com o tema “Museu de Arte Popular do Recife: o popular e o contemporâneo – conexões”. Para saber mais, ligue: 3425-1906.

Paço do Frevo
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife
Horário de funcionamento: terças, quartas e sextas, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 21h; sábados e domingos, das 12h às 19h; Fechado às segundas.
Entrada: R$ 6,00 (INTEIRA) e R$ 3,00 (ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS)
Telefone: (81) 3355-9500

O Paço do Frevo abriga exposições de longa duração com fotos, vídeos, estandartes e flabelos que celebram os personagens, os músicos, passistas, as costureiras e as agremiações, mostrando a história e a tradição do Frevo. Além das exposições, o Paço promove semanalmente encontros com a cultura do Frevo. Nesta semana, o espaço recebe o Bloco Lírico Confete e Serpentina, na “Quinta no Paço”, programação semanal que convida o público para ver de perto orquestras e agremiações que constroem a história do Frevo, sempre às quintas, a partir das 18h30.

Na sexta-feira (16/05), às 12h, o Paço recebe a Banda de Pífanos Zé do Estado, na “Hora do Frevo”, espaço dedicado aos grupos e instrumentistas que promovem novas leituras do Frevo em seus repertórios. A ideia é incorporar o ritmo ao cotidiano das pessoas, por isso as apresentações acontecem na hora do almoço para que o público que trabalha no entorno possa prestigiar o local. A apresentação desta semana será uma homenagem a Hermeto Pascoal.