NOTÍCIAS

Educação | 14.05.15 - 20h09

Alunos têm tarde de contação de história e apresentações culturais no Forte das Cinco Pontas

img_alt

Batizado de Tapete Literário, o encontro proporcionou aos estudantes um dia de aula dinâmica com ações ligadas à leitura. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A Secretaria de Educação do Recife promoveu uma tarde literária para mais de 300 alunos da rede municipal de ensino nesta quinta-feira (14), no Forte das Cinco Pontas, localizado no bairro de São José. No encontro, batizado de Tapete Literário, os alunos puderam assistir a apresentações teatrais, musicais e contação de histórias, misturando leitura, reflexão e arte.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura e propiciar novos conhecimentos literários. "O Tapete Literário vai acontecer bimestralmente. Esperamos que as crianças sempre aproveitem esse contato com a leitura e saiam dos eventos com mais vontade de ler”, disse a coordenadora pedagógica do NAC, Mônica Beltrão.

Estudantes do 1º ao 5º ano de dez escolas municipais participaram das atividades e assistiram às apresentações da Banda Paulo Freire, do NAC, que encabeça o Projeto Cantigas de Roda - uma leitura musicada, cujo objetivo é resgatar as cantigas infantis e estimular a produção musical. Também houve distribuição do livro Uma Escada Até a Lua, escrito por alunos da Escola Municipal Presbítero José Bezerra dentro do Projeto Nas Ondas da Leitura, que estimula os alunos a trilhar os caminhos da autoria. Crianças das escolas municipais de Água Fria e Josefina Marinho ainda fizeram apresentações de dança e teatro.

Um dos participantes que mais aproveitou a tarde literária foi Gabriel Nascimento, 11 anos, aluno do 4º ano da Escola Municipal Engenheiro Ednaldo Miranda de Oliveira, localizada na Encruzilhada. “Quando eu e meus amigos soubemos que viríamos pra cá, ficamos ansiosos. É muito bom interagir com estudantes de outras escolas”, avaliou Gabriel.

De acordo com Emerson Pontes, gerente de Educação Patrimonial do Museu da Cidade do Recife, o Tapete Literário condiz com a proposta do espaço. “O museu está sempre de portas abertas para o público e para receber este tipo de atividade”, assegura.