NOTÍCIAS

| 14.05.15 - 15h54

Contra a dengue: Estudantes recebem titulo de Mosqueteiro Mirim

img_alt

Os estudantes apresentaram trabalhos, peças de teatros, coreografias e criaram letras de músicas sobre o assunto. (Foto: Cortesia)

 

Carlos Henrique Farias da Silva, 8 anos, estudante do 3º ano da Escola Municipal Maurício de Nassau, ficou orgulhoso ao receber a medalha e o título de Mosqueteiro Mirim, na manhã desta quinta-feira (14). Ele é um dos 200 alunos de cinco escolas municipais que apresentaram trabalhos escolares sobre a dengue, numa exposição realizada no Sítio da Trindade, em Casa Amarela. Carlos Henrique fez um juramento aos colegas de ter em casa e na escola os cuidados para evitar os criadouros das larvas do mosquito da dengue. “Foram tantas recomendações da minha professora que fiquei craque em tudo sobre o mosquito”, revelou o aluno. “Lá em casa ele não vai não! Meu avô recebe sempre o rapaz da saúde e ele põe o remédio”, informou Carlos Henrique.

Já Paulo César Soares, do 4º ano da Escola Municipal Mundo Esperança, que estava fantasiado do mosquito da dengue para uma apresentação teatral, lembrou que estão entre os cuidados não acumular lixo e não deixar a água parada. “O que aprendi, falei para toda a família”, comentou o garoto. A estudante Luciana Laryssa de Lima Barros, 9 anos, também do 5º ano da Escola Municipal Maurício de Nassau, apresentou um teatrinho com as ações do agente ambiental de saúde e esclareceu que para montar o trabalho teve que se aprofundar nas atividades dos agentes. “Vi que tem que olhar todos os ambientes da casa para colocar o remédio nos lugares certos”, reforçou.

Durante a exposição, maquetes, cartazes, teatrinhos, danças, corais e a criação de raps, estavam entre os trabalhos que tiveram a participação de professores, diretores, pais e parentes, numa tenda montada no Sítio da Trindade. E ao final, todos os alunos foram condecorados com medalhas, receberam certificados e fizeram o juramento de repassar tudo o que aprenderam para seus familiares, amigos e vizinhos.

“A criança é o melhor agente multiplicador”, destacou Vânia Freitas, coordenadora de Vigilância à Saúde do Distrito Sanitário III e organizadora do evento. Ela explica que trabalhar com crianças, não é esforço algum, pois eles aprendem rápido e repassam as informações, acelerando o processo educativo. “Os bons hábitos chegam mais rápido em casa”, analisou.

Para a diretora da Escola Municipal Maurício de Nassau, Vânia Ribeiro, a parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Secretaria de Saúde do Recife é muito importante no desenvolvimento dos alunos, pois os temas se entrelaçam e ampliam os conhecimentos deles. “Saúde já faz parte do currículo, então é um assunto que não pode ficar fora das aulas”, finalizou.