NOTÍCIAS

| 14.05.15 - 17h42

Em dois meses de atuação, Operação Inverno realiza mais de 22 mil vistorias em imóveis situados em áreas de risco

36 mutirões de serviços foram realizados em localidades de morro e cerca de 5.827 pontos de risco foram cobertos com lonas plásticas

A Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) já realizou 22.574 vistorias técnicas para monitorar a situação dos imóveis situados nas áreas de risco da cidade, em dois meses de atuação da Operação Inverno 2015. Para reduzir o impacto da chuva e, assim, evitar ocorrências, 5.827 pontos de risco já foram cobertos com lonas plásticas. Além disso, a Sedec realizou 164 palestras educativas em escolas municipais e 10.612 residências foram visitadas com o objetivo de conscientizar a população sobre as práticas seguras que devem ser adotadas de modo a evitar acidentes durante o período chuvoso. Todo esse trabalho preventivo vem sendo realizado desde o começo do ano e tem sido intensificado desde que a Operação Inverno 2015 foi deflagrada em meados de março.

Aos sábados, 36 mutirões reunindo diversos serviços já foram realizados em diferentes localidades de risco da cidade em bairros como Jordão, Vasco da Gama, Ibura, Linha do Tiro, Várzea, Nova Descoberta, Cohab, Dois Unidos, Coqueiral, entre outros. Neste sábado (16), mais cinco localidades vão receber a atividade: UR-10, na Cohab; Alto Jardim Progresso, em Nova Descoberta; Rosa Selvagem (Jardim Teresópolis 2), na Várzea; Córrego da Fortuna, em Dois Irmãos; e Córrego do Deodato, em Água Fria. A realização desses mutirões durante a manhã dos sábados é uma parte importante do trabalho de prevenção para o período chuvoso, que soma-se às atividades diárias de monitoramento das equipes técnicas. Com esse trabalho, a Sedec busca ampliar a percepção de riscos nas comunidades e minimizar as vulnerabilidades dessas áreas.

Até o final do ano, a Sedec prevê a realização de 40.600 vistorias técnicas e a colocação de lonas plásticas em 11.400 pontos de risco. As equipes também vão promover 200 palestras educativas. A previsão de visitar ao longo desse período 9 mil residências levando orientações sobre práticas seguras já foi ultrapassada. A aplicação da geomanta impermeabilizante está em execução nas localidades de Lagoa Encantada, Ibura e Córrego do Eucalipto. Além disso, estão em andamento 15 obras do programa Parceria nos Morros, no qual a Prefeitura disponibiliza acompanhamento técnico e material de construção e os próprios moradores entram com a mãe de obra. Essas ações de aplicação de geomanta impermeabilizante de PVC e do programa Parceria nos Morros também terão continuidade ao longo da Operação Inverno.