NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 14.05.15 - 07h25

Prefeito entrega Canal do Iraque requalificado

img_alt

Com a obra do canal, no bairro da Estância, 40 mil moradores serão beneficiados. O prefeito Geraldo Julio aproveitou para anunciar a construção de um campinho na região. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Moradores do bairro da Estância comemoraram, no fim da tarde desta quarta-feira (13), os serviços realizados pela Prefeitura do Recife na comunidade. O prefeito Geraldo Julio entregou à população o Canal do Iraque completamente revitalizado, além do asfalto nas vias, drenagem, mais iluminação e calçadas, que deixaram o local mais preparado para os períodos de chuva na cidade. Na ocasião, o gestor municipal aproveitou para comunicar que, de acordo com um pedido da comunidade, também será construído um campinho para o lazer dos moradores da região e afirmou : "a gente faz o que a população quer que seja feito".

"Aqui no Iraque, a comunidade sempre tinha enchentes, andava com o pé na lama, com o esgoto correndo a céu aberto. Esse canal tem 1200 metros, mais de um quilômetro de canal, com vias dos dois lados, que agora estão com as calçadas todas feitas, ou seja, toda a urbanização, iluminação, que mudou a qualidade de vida de praticamente 10 mil famílias. Essa é mais uma obra muito importante, muito grande, que concluímos e entregamos hoje para a população", declarou o prefeito Geraldo Julio, que no momento da entrega também anunciou que, de acordo com os pedidos dos moradores da área, também vai construir um campinho no local.

O Canal do Iraque recebeu revestimento, além de serviços de pavimentação, drenagem das vias marginais, calçadas e iluminação. A intervenção é um pleito antigo da comunidade e recebeu investimento total que ultrapassa o valor de R$ 11 milhões, com recursos do Ministério das Cidades e contrapartida da Prefeitura do Recife.

Para Margarete Barbosa, moradora da comunidade do Iraque, a população já está sentindo a melhoria do local com os serviços realizados. "Agora temos calçadas, ruas pavimentadas, sem buracos, está tudo limpinho, novo, iluminado, as pessoas se sentem mais seguras e as crianças podem brincar sem termos preocupação. Está tudo muito melhor", frisou a comerciante.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Victor Vieira, a obra representa uma melhoria significativa para quem mora na região. "Uma obra de canal possibilita a drenagem de toda essa área, permitindo que a população não conviva mais com as enchentes, nem com todos aqueles transtornos da chuva, além de ser uma obra de saneamento integrado, trazendo infraestrutura e melhoria na qualidade de vida de todos que moram aqui", completou.

Além do Canal do Iraque, o Canal Valença, no bairro da Madalena, também deve ser entregue nos próximos dias, pois está em fase de finalização. Também estão em andamento obras nos canais Ibiporã, no Coque;  Rio da Prata, no Ibura; Pessegueiros, também no Ibura; Guarulhos, em Jardim São Paulo; e Arruda.