Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 14.05.18 - 15h22
Evento oferece capacitação gratuita para os Microempreendedores Individuais
Programação vai até o sábado (19), no Pátio do Carmo, incluindo oficinas, minicursos e palestras e atendimentos empresariais (Foto: Carlos Augusto/PCR)
Até o próximo sábado (19), os Microempreendedores Individuais (MEIs) e pessoas que desejam abrir um negócio próprio podem se capacitar e buscar orientações gratuitamente sobre gestão empresarial. A Semana do MEI 2018 está acontecendo das 9h às 21h, no Pátio do Carmo, bairro de Santo Antônio, numa realização do Sebrae, em parceria com a Prefeitura do Recife, Governo do Estado, INSS, Banco Central, BNDES, Receita Federal e Conselho Regional de Contabilidade (CRC). A programação completa está no site www.pe.sebrae.com.br e as inscrições devem ser feitas no local, antes de cada atividade. No sábado, as atividades se encerram às 12h.
A equipe da Sala do Empreendedor do Recife, espaço criado pela PCR para atender os micro e pequenos empreendedores, participa da atividade. “No estande, os MEIs podem se formalizar, realizar a declaração anual, capturar o número de Inscrição Estadual, imprimir o DAS/Carnê, receber atendimento sobre crédito produtivo, orientações sobre emissão do Alvará de Funcionamento, Compras Governamentais e temas contábeis”, explica a gestora da Sala, Márcia Melo. A iniciativa tem o objetivo de orientar os MEIs sobre temas como linhas de financiamento, concessão de alvará, licenças ambientais e sanitárias e cursos de aperfeiçoamento.
Temas como uso de redes sociais para os negócios, atendimento ao cliente, contabilidade gerencial, empreendedorismo cultural e marketing estão sendo abordados durante a programação. Para o diretor-superintendente do Sebrae/PE, Oswaldo Ramos, o MEI é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da economia local. “O segmento do microempreendedor individual já representa uma parcela significativa da economia. É um grande instrumento para geração de ocupação, distribuição de renda e promoção do desenvolvimento local. Nesse sentido, é fundamental a capacitação e qualificação desses empresários”, afirma.