Secretaria-executiva para a Primeira Infância

NOTÍCIAS

Primeira Infância | 14.05.20 - 14h38

PCR reforça parcerias e articula a distribuição de 29 mil livros com foco na Primeira Infância

img_alt

O trabalho é coordenado pela Secretaria Executiva para a Primeira Infância do Recife e reforça a importância da leitura para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças de zero a seis anos de idade. (Foto: Cortesia)

 

Sonhos, planos, afeto, aventuras, conhecimento. Os livros permitem o estímulo à criatividade e abrem janelas para um futuro diferente. De olho nas crianças de zero a seis anos de idade, sobretudo as que fazem parte de situações de vulnerabilidade social, a Prefeitura do Recife intermediou a doação de 29 mil livros. Os livros são fruto da articulação da Secretaria Executiva para Primeira Infância do Recife junto a outras instituições, editoras locais, nacionais e autores. 

A Prefeitura do Recife vem investindo fortemente em ações, programas e projetos voltados para a Primeira Infância há quatro anos. Esse recorte tornou-se prioritário por parte da gestão municipal e envolve hoje diversas Secretarias nessas atividades. “Esse olhar cuidadoso e criterioso gera políticas públicas capazes de envolver não só as crianças, mas também suas famílias e preparar a todos para um futuro mais consistente e, assim, contribuir de maneira direta na formação cidadão desses pequenos”, explica Rogério Morais, secretário executivo para Primeira Infância. “A primeira infância é a fase de maior importância para a formação integral do ser humano”, completa. 

Para realizar a articulação e a entrega desses 29 mil exemplares, a Prefeitura do Recife buscou parcerias. A ONG Visão Mundial e a Central Única das Favelas (Cufa/PE) são exemplos de dois importantes braços que tornaram possível que os livros chegassem às comunidades socioeconômicas mais vulneráveis da capital pernambucana. “O isolamento social trará consequências sérias e, em particular, para a primeira infância. É por isso que precisamos estar atentos a esse público, gerar alternativas para este momento e buscar parceiros para esses tipos de ações é fundamental”, finaliza Rogério. 

Dentre os muitos ganhos, a leitura fortalece o desenvolvimento da capacidade de atenção, da memória de trabalho, enriquece o vocabulário, desenvolve a oralidade, a fluência leitora, a capacidade de interpretação.