Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 14.05.24 - 20h52

Recife realiza Dia D de Vacinação contra à Dengue nesta quarta-feira (15)

Imunizante pode ser encontrado em 71 salas de vacinação espalhadas nos 8 distritos sanitários da cidade. Agentes Comunitários de Saúde também estarão, em busca ativa, visitando as casas, avaliando os cartões de vacinação e convocando o público-alvo para receberem o imunizante

Nesta quarta-feira (15), 71 salas de vacinação do Recife recebem o Dia D de Vacinação contra a Dengue. A ação acontece em unidades de Saúde da Família (USF+),  Unidades Básicas Tradicionais (UBT) além do Centro de Saúde Ermírio de Moraes. Na ocasião,  agentes comunitários de saúde também farão visitas domiciliares para verificar os cartões de vacinação e convocar o público-alvo.  Para agilizar o processo, a Sesau recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).   O Dia D de Vacinação contra a Dengue tem como objetivo destacar a importância da imunização para a proteção individual e a saúde coletiva, buscando alcançar a meta de cobertura vacinal de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.  A lista completa dos locais por ser conferida neste link: https://bit.ly/DiaDVacinacaoDengue

"Montamos uma verdadeira força de vacinação. Convocamos todas as crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, grupo considerado de maior risco de hospitalização pela doença, a comparecer em um dos nossos pontos de vacinação. O Dia D representa um avanço importante no enfrentamento das arboviroses no Recife, complementando as ações de controle do vetor e de assistência aos pacientes. A participação ativa dos pais e responsáveis é fundamental para alcançarmos uma cobertura vacinal abrangente", convoca a gerente do Programa de Imunização do Recife, Nádia Carneiro.  

Além da vacinação, é fundamental que as pessoas estejam atentas à eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Medidas simples, como a eliminação de água parada em recipientes e a manutenção da limpeza de caixas d'água e calhas, são fundamentais para prevenir a proliferação do vetor. Em caso de sintomas como febre, dor no corpo e manchas na pele, é importante procurar uma unidade de saúde e evitar a automedicação. Denúncias de possíveis focos de mosquito podem ser feitas na Ouvidoria do SUS, no app Conecta Recife ou no site da Prefeitura do Recife.

DUAS DOSES - 
O esquema vacinal é composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, permitindo que o sistema imunológico se fortaleça progressivamente contra os sorotipos do vírus. A vacina Qdenga se baseia na tecnologia do vírus vivo atenuado, contendo os quatro sorotipos (1,2,3 e 4) do vírus da dengue. O imunizante segue o mesmo princípio das vacinas atenuadas já conhecidas, como as tríplice viral, febre amarela e contra a catapora, proporcionando uma resposta imunológica eficaz.

ORIENTAÇÕES GERAIS E DADOS – O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, precisa de água parada para se reproduzir. Então, é fundamental eliminar qualquer possível criadouro em sua casa e no entorno. Algumas dicas importantes são cobrir pneus e garrafas; vedar bem os sacos de lixo; manter caixas d'água, tonéis e outros recipientes de armazenamento de água devidamente tampados e limpar, regularmente, calhas, ralos e outros locais que possam acumular água. E, em caso de sintomas como febre, dor no corpo, manchas na pele e coceira, procurar a sua unidade de saúde, evitando a automedicação. 
 
Denúncias de possíveis focos de mosquito podem ser feitas, primeiramente, na Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800.281.1520, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; no app Conecta Recife, na plataforma Denunciar Foco de Dengue, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.
 
ASSUNTOS: