NOTÍCIAS

Mulher | 14.06.11 - 11h32

1º Encontro de Gestoras da RMR e Agreste discute políticas para as mulheres

O evento teve o objetivo de consolidar as ações direcionadas às questões de gênero através de parcerias e troca de experiências

Por Kellen Lima

O fortalecimento das políticas voltadas às questões de gênero foi discutido na manhã desta terça-feira (14), em evento promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Especial da Mulher. Durante o “1º Encontro de Gestoras da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Agreste” - ocorrido na sala de reuniões do 11º andar, edifício-sede da PCR, no Cais do Apolo – as gestoras puderam tecer diálogos em torno das experiências que permeiam as políticas direcionadas às mulheres da capital pernambucana.

Na ocasião, a secretária Especial da Mulher do Recife, Rejane Pereira, teve a oportunidade de apresentar a atuação da pasta pela qual é responsável, fomentando o debate sobre a consolidação de políticas públicas para as cidadãs pernambucanas e dinamizando o estabelecimento de parcerias. “Somente a partir da formação política das gestoras, da criação de fóruns e conferências, podemos nos organizar enquanto administradoras, para que possamos entender a necessidade de questões metodológicas e para que também estejamos sensíveis ao orçamento voltado ao gênero, além de reconhecermos a importância da participação popular”, explicou a secretária.

Há dois anos, Recife se destacou ao sair na frente e criar uma pasta específica para o segmento, para fomentar diversas ações para as mulheres recifenses. Mesmo com essa prioridade assumida pela gestão municipal, a secretária destacou a importância da participação ativa da população. “Somos muito procurados para dar esse tipo de assessoria e não podemos nos esquivar desse compromisso. Mas também lembramos sobre a necessidade de organizar a sociedade civil para que ela atue em conjunto com os organismos públicos, somente assim teremos uma política de gênero adequada e atuante”, disse Rejane.

Construir e consolidar - “É importante construir essa rede de fortalecimento das políticas para as mulheres, que são muito específicas. Não podemos fazer isso em apenas um município, é necessário construí-la nos âmbitos estadual e federal, para que as ações, unificadas, possam acontecer de fato”, disse a secretária da Mulher da cidade de Caruaru, Louise Caroline.
Também participaram da reunião gestoras de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Paulista, Moreno e São Lourenço da Mata.