NOTÍCIAS

Cultura | 14.06.11 - 11h39

Procissões juninas levam religiosidade e devoção às ruas do Recife

Os desfiles contarão com a participação de vários grupos de bandeiras, trios de pé de serra, quadrilhas e bandinhas juninas

O São João do Recife 2011, além de shows de forrozeiros renomados, programação infantil, cidade cenográfica, comidas típicas e projetos especiais, também tem espaço para a religiosidade. Durante o ciclo junino, acontecerão três procissões em homenagem aos santos do período, são elas: O Desfile das Bandeiras, Procissão de São Pedro com o Concurso de Barcos Decorados e a Procissão dos Santos.

No dia 17 de junho, às 18h, acontece a Procissão dos Santos. O cortejo faz homenagem aos santos São João, São José, Santo Antônio, São Pedro, Santa Isabel e Sant’Ana, representantes dos festejos juninos. Saindo do Morro da Conceição, local de tradição religiosa e de intensa participação popular nos ritos litúrgicos, a procissão desce por Casa Amarela e segue até o Sítio Trindade, com bacamarteiros à frente fazendo a guarda dos santos.

O desfile cumpre um importante papel de atender e ressignificar, a cada ano, a fé e o agradecimento da população e dos brincantes envolvidos diretamente com os festejos: músicos, cantores, dançarinos e artistas em geral que, envolvidos no espírito devocional, vêm às ruas para louvar e agradecer aos santos. A procissão renova o conceito de socialização tão próprio da cultura brasileira.

Neste ano, 14 grupos irão participar da procissão, são eles: Bandeira de São João Menino, Bandeira de São Pedro de Brasília Teimosa, Bandeira de Santo Antonio de Pádua, Bandeira de Santo Antonio de Água Fria, Bandeira de São João Eu Quero Mais, Bandeira de São do Arraial, Bandeira de São João da Carroça, Bandeira de São João Deveras, Quadrilha Junina Origem Nordestina, Quadrilha Tradição Junina, Quadrilha Junina Infantil Menezes na Roça, Banda de Música Vereda Tropical, Associação dos Bacamarteiros de Pernambuco e o Andor com os Santos Juninos.

Desfile das Bandeiras - No dia 22 de junho, é a vez do Desfile das Bandeiras de Santos Juninos. Sempre reforçando o sincretismo religioso no Recife, a procissão agrega praticantes de inúmeras crenças e admiradores. No desfile, são representados todos os santos do ciclo e ainda agregados quadrilheiros, grupos de dança e uma gama de brincantes que vão às ruas cantar, dançar e louvar o São João. A procissão sai da Praça Maciel Pinheiro, às 17h, passa pela Rua Nova, até chegar ao Pátio de São Pedro.

O desfile vai ter a participação de vários grupos, entre eles: Bandeira de São João da Várzea, Bandeira de São João Menino, Bandeira de São Pedro Pescador, Trio Pé de Serra Forró Luado, Trio Pé de Serra Veneno, Trio Pé de Serra Tropical, Bandinhas Juninas 19 de Fevereiro, Bandinha Junina Tropical, Bandinha Junina Som Brasil, Samba de Coco Quebrado, Coco de Roda do Ferreira, Quadrilha Junina Lumiar, Quadrilha Junina Trapiá Pernambucana, Quadrilha Junina Raio de Sol.

História - No começo a procissão era ligada a Igreja Católica e se apresentava como um dos mais antigos rituais brasileiros. Com o tempo, fez-se necessário a inclusão de elementos novos ao ritual, como a participação das religiões afro-brasileiras. Hoje, o cortejo ficou conhecido o nome de “Acorda Povo” e não é ligado à nenhuma Igreja específica.

Procissão de São Pedro e Concurso de Barcos Decorados - No dia 29 de junho, às 13h, os pescadores da Colônia Z1, do Pina, desfilam com suas embarcações para honrar o santo que marca o fim do ciclo junino. Assim como em 2010, haverá o concurso de barcos decorados.