NOTÍCIAS

| 14.06.12 - 19h27

Alunos municipais realizam grande caminhada de combate à dengue no Cordeiro

Passeata foi mais uma ação que a Secretaria de Saúde do Recife vem realizando na rede de ensino para aumentar o número de agentes multiplicadores

Por Junior Aguiar

Dezenas de pessoas saíram em passeata pelas ruas do bairro do Cordeiro (zona Oeste do Recife) na tarde desta quinta–feira (14) para celebrar e fortalecer ainda mais o combate à dengue. A mobilização foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde junto com os alunos e professores da Escola Municipal Vila Santa Luzia. A caminhada foi mais uma ação que a secretaria vem realizando na rede de ensino para aumentar o número de agentes multiplicadores.

Por volta das 14h, os cerca de 80 alunos - juntamente com seus pais -, saíram da escola com faixas, cartazes, placas e apitos. Também estiveram envolvidos os professores, os estagiários do Programa de Saúde Ambiental além dos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces). A passeata chamou a atenção dos moradores da localidade que saíram das casas para ver a mobilização. Eles receberam panfletos que explicavam os cuidados básicos para evitar os focos da doença em casa, lugares responsáveis por até 80% dos focos do mosquito.

O gerente da Vigilância Ambiental do Recife, Ontoniel Barros, fez questão de participar. Segundo ele, a passeata com crianças é de grande importância porque elas irão crescer já cientes dos cuidados que têm que ser tomados. “Elas (as crianças) levam pra casa tudo que aprendem. Então é essencial que esse trabalho seja feito com essa parcela da população, porque teremos cada vez mais agentes multiplicadores de informação. A Secretaria de Saúde tem feito um trabalho forte nas escolas”, completou.

Durante a atividade, um sistema de som acompanhou os participantes tocando musica e salientando a todo tempo a importância da higiene nas residências para eliminar o acesso do mosquito da dengue. No fim da passeata os participantes retornaram a escola e ainda puderam assistir a uma peça de teatro com fantoches no salão principal do colégio.

A supervisora do Programa de Saúde Ambiental do Distrito Sanitário IV, Gessiana Andrade, comentou sobre o amplo trabalho que a Prefeitura tradicionalmente faz com os colégios. “A Secretaria de Saúde sempre procura trabalhar com as escolas municipais para que as crianças cresçam sob o domínio do maior número de informações sobre a doença. Essa parceria é de grande importância porque os jovens absorvem tudo facilmente e as transmitem com facilidade também”, disse.

Os pais aprovaram a ideia. A dona de casa Inês da Silva, mãe da pequena Ana Paula de quatro anos, achou uma maravilha. “Tudo isso é muito bom. O aprendizado adquirido aqui foi muito importante porque agora sei as melhores maneiras de evitar a dengue em casa”, comentou. Sobre a filha, ela falou orgulhosa: “Eu agora tenho uma agente de saúde em casa”, disse.

 

Também estiveram envolvido no evento a Brigada Ambiental do Recife e a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).