NOTÍCIAS

Cultura | 14.06.12 - 20h26

Beneficiárias do Bolsa Escola Municipal visitam o Instituto Ricardo Brennand

Cerca de 40 mães beneficiárias do Bolsa Escola Municipal visitaram, pela primeira vez, na tarde desta quinta-feira (14), o Instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea. Na atividade pedagógica, elas puderam conhecer o Castelo São João – onde Ricardo possui sua coleção de armas brancas (cerca de 3.000 peças) e a Pinacoteca – onde está exposta a exposição Frans Post (o Instituto possui a maior coleção de obras do holandês, quinze no total) e o julgamento do secretário de finanças francês, Nicolas Fouquet.

Uma das coordenadoras dos eventos culturais da Diretoria de Apoio Social à Educação, Rafaela Ávila, reforçou o objetivo dessas atividades culturais com as mães. “O Bolsa Escola não é só uma transferência de renda, é uma bolsa de estudo que garante a permanência da criança na escola e proporciona diversas atividades socioeducativas para as beneficiárias, com o objetivo de fazer a inclusão social”, frisou.

O objetivo em geral é mostrar para elas diversas culturas, do Brasil e do Exterior, e conhecer várias peças que não são daqui. Ambas as exposições – tanto a Frans Post, como o julgamento de Nicolas Fouquet – são permanentes. A doméstica Marilene Nascimento (40), mãe de Manayara (17), estudante do 7º ano, estava bastante entusiasmada com o passeio. Ela destacou o que achou mais interessante no castelo. “Gostei muito da história da espada de ouro, das armas de fogo... mas o que eu gostei mesmo foi das armaduras dos cavaleiros”, revelou. Já na pinacoteca, o que mais lhe chamou a atenção foi o piano localizado na entrada, e a sala que retrata o francês Nicolas Fouquet.

Este é o quarto passeio, neste ano, que o programa Bolsa Escola, em parceria com o Instituto Ricardo Brennand, oferece aos beneficiários do programa. No encontro desta tarde, estavam presentes mães beneficiárias cujos filhos estudam na Escola Municipal Octavio Meira Lins, localizada no bairro do Vasco da Gama (RPA 03).