NOTÍCIAS

Cultura | 14.06.12 - 18h40

Estudantes visitam Museu de Energia Nuclear da UFPE

Visita teve objetivo de socializar, de maneira lúdica, interativa e didática, conhecimentos sobre aplicações em energia nuclear

Por Edgar Lima

Nesta quinta-feira (14), cerca de 50 alunos da Escola Municipal Paulo VI, do Bairro de Linha do Tiro (Zona Norte do Recife), fizeram uma visita ao Museu de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento foi realizado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio da Gerência de Projetos Didáticos, em parceria com a Fundação Kraft Foods e a ONG Inmed Brasil, e faz parte da comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e prepara, também, os estudantes para a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia.

O objetivo da visita é levar os estudantes para um espaço interativo, didático e lúdico, e socializar conhecimentos sobre as aplicações da energia nuclear, como na medicina, indústria, agricultura, geração de eletricidade, além dos cuidados que os cientistas devem ter ao utilizar compostos nucleares, como o urânio, para evitar desastres ambientais.

“Essas aulas expositivas são ideais, pois proporcionam aos estudantes um momento de visualizar, na prática, conhecimentos vistos em sala de aula,  incentivando-os a estudar”, ressaltou o professor de Ciências e Matemática, da Escola Municipal Paulo VI, Sandro Ivo de Moura, 41 anos.

Na área externa do museu, os alunos puderam observar estátuas de várias personalidades ligadas à área nuclear como: Madame Curie, Becquerel e Albert Einstein, além de pinturas feitas nos muros do museu, que ilustram a história das radiações ionizantes e o desenvolvimento da área. Ainda na área externa o museu apresenta maquetes com diferentes maneiras de geração de eletricidade.

O estudante José Daivid da Silva, 15, do 9º ano, sentiu-se feliz com a visita. “Aprendo os assuntos vistos em sala de aula de maneira bem divertida e prática”, declarou. No espaço interno, eles observaram um protótipo de um reator nuclear, sistemas de proteção radiológica, além de um acervo bibliográfico, com livros, apostilas e materiais de divulgação voltados para atividades das ciências nucleares disponíveis para consulta no local.

Leia mais sobre o museu no site www.museunuclear.com