NOTÍCIAS

| 14.06.12 - 12h08

Prefeito João da Costa inaugura 24º conjunto habitacional

O prefeito do Recife, João da Costa, inaugura, na manhã de hoje (14), o Conjunto Habitacional Campo do Vila, no bairro do Espinheiro. Localizado na Rua Gomes Pacheco, s/n°, nas proximidades da Avenida Agamenon Magalhães (por trás da Delegacia do Trabalho), o novo conjunto é o 24º entregue pela atual gestão dentro das ações do Programa Recife Mudando para Melhor.
 
Construído sob a coordenação da Secretaria de Habitação, o Conjunto Campo do Vila tem 59 unidades e será ocupado por famílias que viviam em situação precária na própria comunidade. São quatro blocos de apartamentos, sendo dois com 16 moradias (térreo mais três andares) e dois com 12 (térreo mais dois), além de três casas térreas. Cada residência terá 40 m² de área construída, distribuídos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
 
Os R$ 5,6 milhões investidos pela Prefeitura do Recife no projeto também incluíram a construção de uma creche e um centro comunitário, além da pavimentação, drenagem, saneamento básico e abastecimento d’água de 14 vias. Duas dessas vias serão responsáveis pela ligação do Campo do Vila aos principais eixos viários da cidade, a exemplo das avenidas Norte e Agamenon Magalhães, garantindo total inserção à malha urbana.
 
Nesta quinta-feira (14), será entregue apenas o novo habitacional, ficando a creche, a urbanização de toda a área e o centro comunitário para uma nova etapa de inaugurações.  A nova creche, que vai atender 60 crianças da própria comunidade na faixa etária de zero a três anos, tem área total de 333,62 metros quadrados, incluindo o pátio de recreio externo. A sua área construída de 250 metros quadrados será equipada com quatro salas de aula, berçário, lactário, fraudário, recreio coberto, sala de professores, cozinha, lavanderia, banheiros e depósito de mantimento.
 
O programa habitacional da Prefeitura do Recife é um dos mais avançados do Brasil. Com investimentos próprios ou por meio de parcerias com o Governo Federal já foram entregues 23 conjuntos habitacionais. Foram entregues mais de 3 mil moradias construídas, nos últimos três anos. Outras 2837 habitações estão em obras, totalizando mais de 5800 apartamentos para famílias que viviam em condições insalubres.Autogestão - A Prefeitura do Recife mantém um acompanhamento social dos conjuntos e núcleos habitacionais entregues durante o prazo de um ano após a entrega das chaves e, depois desse prazo, de acordo com o surgimento de demandas específicas solicitadas pelos moradores. Durante os primeiros 12 meses são desenvolvidas campanhas de orientação visando estimular a formação de comissões de moradores ou associações de autogestão.
 
O objetivo é dotar cada um desses conjuntos de regras básicas de convivência coletiva e regulamentos internos que possibilitem o fortalecimento de laços comunitários e de boa vizinhança.  Todas as famílias que passam a ocupar os diversos habitacionais inaugurados pelo município não se tornam proprietárias do imóvel, mas recebem apenas autorização de concessão de uso, sendo proibido qualquer tipo de repasse. Em todos os casos, as famílias cadastradas ficam cientes da proibição.