NOTÍCIAS

| 14.06.12 - 18h47

Prefeitura do Recife amplia Programa Saúde na Escola

A Prefeitura do Recife adota, a partir desta sexta (15), uma importante medida para melhorar o aprendizado e a saúde dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Será ampliado de 20 para 63 escolas o Programa de Saúde na Escola. O anúncio oficial será feito na 1ª Mostra de Saúde nas Escolas do Município, evento promovido pelas secretarias de Educação, Esporte e Lazer (Seel) e Saúde, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, a partir das 8h30.

O Programa Saúde na Escola tem a meta de contribuir com a formação integral dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Através dele são detectados pelos profissionais da Secretaria de Saúde se as crianças e adolescentes têm problemas de saúde bucal, de visão, de aprendizado e são discutidos com educandos e educadores temas atuais como sexualidade, drogas e higiene pessoal. Os profissionais de saúde fazem ações educativas com professores, alunos, família, bairro. Estão envolvidos no atendimento: médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos e agentes comunitários de saúde.

Um dos principais eixos do programa é o Olhar Recife, iniciativa da Prefeitura com a Fundação Altino Ventura, que desde 2010, já beneficiou 52 mil estudantes da rede municipal. Os alunos passaram por triagens para detectar possíveis problemas de acuidade visual. Esses problemas podem comprometer, e muito, o aprendizado dos alunos.

A parceria possibilitou que os educandos passem por exames com profissionais especializados, detectando, desde cedo, problemas de visão de graus mais simples até patologias sérias, como glaucoma, por exemplo. Desse total, 2.037 foram encaminhados para atendimento específico na Fundação e 1.412 estiveram no ambulatório da instituição. Em 212 alunos foram detectados problemas sérios na visão e que precisam de acompanhamento. A Prefeitura garante o tratamento e, também os óculos, quando necessário.

A estimativa é completar a entrega de 1.700 óculos até o final do ano de 2012. Até o final deste ano, estão previstos 17 mutirões oftalmológicos todas as terças-feiras contemplando as escolas da Região incluídas no Programa Saúde na Escola/PSE. A entrega dos óculos na cerimônia desta sexta-feira será feita aos estudantes atendidos nos 10 últimos mutirões.

Mostra – Durante a 1ª Mostra de Saúde nas Escolas do Município serão apresentadas sete experiências exitosas de 2011 dos trabalhos realizados pela parceria das escolas com equipes de Saúde da Família: Escola Novo Mangue; Escola São João Batista; Escola Gilberto Freyre; Escola Historiador Flavio Guerra; Escola Elizabeth Sales; Escola Jardim Uchoa; e Vila Sésamo. A experiência da Escola São João Batista propiciou premiação do Ministério da Saúde na 11ª Mostra Nacional de Experiências bem sucedidas em Epidemiologia e Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI), em Brasília.