NOTÍCIAS

| 14.06.12 - 13h32

Prefeitura do Recife reforça serviços para São João 2012

Com o lema “São João tradicional – A gente faz na Capital”, a Prefeitura do Recife celebra em 2012 o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, com programação que une música, artes cênicas, moda e outras atividades. Pensando em promover um São João com segurança e comodidade à população, a PCR montou um esquema especial de serviços integrando diversas secretarias e órgãos municipais. Serão realizadas ações voltadas para limpeza, trânsito, saúde, atendimento ao consumidor entre outras nos diversos polos distribuídos pela Cidade. Confira:
 
Trânsito – Durante os dias da programação do São João do Recife, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) colocará em prática um esquema especial de circulação nas vias próximas aos pontos de festejos. Haverá monitoramento no Sítio Trindade (Casa Amarela), na Praça do Arsenal (bairro do Recife) e no Pátio de São Pedro. Por dia, cerca de 40 agentes de trânsito estarão atuando nos pontos de bloqueio e de fiscalização.
 
Nos dias de apresentações, as intervenções no Sítio Trindade terão início às 16h, com o monitoramento das vias próximas ao local. Para garantir a circulação do público, haverá a interdição da Estrada do Arraial, no trecho entre as ruas Ferreira Lopes e Bela Vista. Também será monitorada a Estrada do Encanamento, no trecho entre as ruas Ferreira Lopes e da Harmonia.
 
Na Praça do Arsenal, haverá pontos de interdição e de monitoramento na Avenida Alfredo Lisboa (por trás da Torre Malakoff); Rua São Jorge; Rua da Guia; Rua do Observatório; Rua do Apolo; Travessa do Bom Jesus; Avenida Barbosa Lima.
 
Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde preparou várias atividades para garantir a saúde da população. Prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, vigilância das boas práticas de manipulação e comercialização de alimentos e serviços de urgência irão compor o conjunto de serviços que serão oferecidos à população durante o período junino deste ano. As ações foram elaboradas com o objetivo de garantir o bem-estar do público que irá cair no arrasta-pé. Também serão oferecidos exames gratuitos de HIV, entrega de material educativo e esquetes teatrais.
 
Experiência consagrada em outros eventos de grande porte no município, como o Carnaval Multicultural, a testagem rápida de HIV estará disponível no Sítio Trindade, em Casa Amarela. O serviço funcionará a partir da sexta-feira (22) ao domingo (24) e nos dias 29 e 30, sempre das 18h à meia-noite. O exame é simples e o resultado sai em apenas meia hora. A coleta é feita com um furo no dedo, exatamente como o que avalia a taxa de glicose no sangue. 15 pessoas atuarão em cada estande diariamente, entre psicólogos, bioquímicos, técnicos de enfermagem, aconselhadores, agentes de prevenção e auxiliares de serviços gerais.
 
As intervenções da Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais do Recife serão desenvolvidas em parceria com o Mais Vida, programa municipal de redução de danos pelo consumo de álcool, fumo e outras drogas. A mobilização conjunta inclui desde campanha publicitária exclusiva à realização de apresentações teatrais, tendo como base as tradições do ciclo junino no Nordeste.
 
Também serão promovidas peças de 10 minutos de duração para estimular a adoção de medidas preventivas, abordando questões, como, prática de sexo seguro e riscos decorrentes do consumo de entorpecentes. Após as encenações, arte-educadores e agentes de redução de danos e de prevenção distribuirão material educativo ao público. Durante as festividades, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é distribuir mais de 250 mil preservativos, porta-camisinhas, sachês de gel lubrificante, porta-celulares e chaveiros.
 
A Vigilância Sanitária do Recife também está a postos no período junino. Desde o início do mês, agentes do órgão têm intensificado as fiscalizações do comércio de produtos associados ao ciclo, como padarias, supermercados e afins. Nas próximas semanas, as equipes reforçarão as inspeções junto aos comerciantes formais e informais instalados nos focos e arredores dos polos da folia. Elas observarão as boas práticas alimentares e atenderão a denúncias da população sobre mercadorias com problemas. Os cerca de 80 inspetores contarão com uma base no Sítio Trindade.
 
No mesmo polo haverá uma Unidade de Suporte Básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Os profissionais oferecerão retaguarda para casos simples, como desidratação, pequenos cortes, picos de pressão arterial e desmaios. Demandas mais complexas serão removidas pela ambulância que ficará como suporte no local.
 
Independentemente das festas, o Samu Recife oferecerá assistência 24 horas via 192. A população da capital pernambucana também poderá contar com a rede municipal de urgência e emergência, que compreende as policlínicas Professor Arnaldo Marques (Ibura), Agamenon Magalhães (Afogados), Doutor Amaury Coutinho (Campina do Barreto) e Professor Barros Lima (Casa Amarela), as maternidades do Ibura, Casa Amarela e Professor Bandeira Filho (Afogados) e o Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).
 
Comércio – A Diretoria de Controle Urbano (Dircon) vai funcionar em esquema de plantão durante o fim de semana do São João (23 e 24.06). Através do fone 3355.2121, que funciona 24 horas, a população poderá solicitar atendimento nas Regionais e Gerência de Apreensão (Geap). Técnicos da Dircon estarão de prontidão para vistoriar barracas de fogos de artifício e Palhoções Juninos. Os locais serão alvo de fiscalizações e quem não possuir licença de funcionamento ou estiver instalado irregularmente será denunciado para a Delegacia de Armas e Explosivos da Capital. A população também pode colaborar, ligando para o 190.
 
Consumidor – O Procon-Recife monta esquema especial para as festas juninas do Recife. Os polos do Marco Zero, Praça do Arsenal e Sítio Trindade serão alvo de fiscalização para coibir a cobrança de taxas abusivas e garantir uma boa prestação de serviços à população. A operação teve início nesta quarta-feira (13), às 18h, e segue até o próximo dia 29, fiscalizando estabelecimentos comerciais.
 
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), não é permitida a cobrança de consumação mínima, taxas para uso de mesas e cadeiras, além da cobrança do percentual de 10%, referente à prestação de serviços, que é facultativo. A fiscalização tem o objetivo de fazer valer o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) e o Decreto Municipal 19.274/2002. Os infratores estão sujeitos ao pagamento de multas e suspensão da licença de funcionamento.
 
O consumidor que se sentir lesado pode denunciar as irregularidades na sede do órgão, na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby, pelo telefone 0800.281.1311, ou via internet – procon@recife.pe.gov.br. Para facilitar o atendimento, o interessado deve levar toda a documentação, como nota fiscal, contrato, ordem da carta de cobrança e propaganda, conforme o caso.
 
Mulher – A Secretaria Especial da Mulher trabalhará com o serviço de ouvidoria durante todo o período do São João recifense, no Sítio Trindade (Casa Amarela). A estação contará com o trabalho de uma advogada, duas psicólogas, duas assistentes sociais e duas técnicas, fazendo a escuta e o acolhimento das mulheres. Também no Sítio Trindade, a Secretaria montará uma tenda na cidade cenográfica, onde serão exibidos dois curtas sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, das 17h à meia-noite.
 
A Secretaria Especial da Mulher também oferecerá seis oficinas nas seis Regiões Político Administrativas (RPAs) que tratarão da importância da participação das mulheres na luta contra a violência contra as mulheres (Dia 19 – RPA 5, dia 26 – RPAs 3 e 6, Dia 27 – RPAs 2 e 4, e dia 30 – RPA 1). Outros seis encontros com quadrilheiros e quadrilheiras tratarão do mês de Santa Ana e os Orixás. A pasta terá, ainda, técnicas presentes nos polos comunitários, entregando material informativo.
 
Direitos Humanos – A Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) promove a campanha de São João com o slogan “Somos todos iguais na diferença”, que trata das temáticas do enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, da homofobia, do racismo, da inclusão e do enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. A ação tem como objetivo orientar e proteger os cidadãos, promovendo a garantia de seus direitos, além de divulgar os serviços da PCR, como o disque 100.
 
Para divulgar a campanha serão distribuídos 10 mil aventais entre o Sítio Trindade, mercados públicos do Recife e 30 bares e restaurantes que têm parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Também serão distribuídos 10 mil panfletos informativos e 20 mil bottons para a divulgação da Campanha Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – “Liga da Proteção”. Com o mesmo objetivo, no Sítio Trindade, os visitantes terão à disposição quatro totens alusivos às ações voltadas para os direitos humanos, onde poderão tirar fotos com os equipamentos e ter suas fotos exibidas em tempo real pelo Facebook criado pela Secretaria.
 
Além disso, a SDHSC estará com uma Central de Direitos Humanos no Sítio Trindade, oferecendo os serviços de orientação jurídica para vítimas de casos de violações em direitos humanos, nos encaminhamentos necessários e auxiliando no preenchimento de boletins de ocorrência – destinados a casos de roubo, furto e extravio de documentos e bens que não excedam o valor de 40 salários mínimos – por meio do sistema da delegacia pela internet.
 
A equipe da SDHSC também estará executando ações de divulgação da campanha, a partir do dia 20 de junho, no TIP, tratando do enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; no Baile da Pessoa Idosa, tratando do enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. No dia 21, tratará do enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, no Aeroporto do Recife; no dia 28 de junho, levará a campanha Por um Recife sem Homofobia ao São João LGBT, no Sítio Trindade, e o São João Inclusivo, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar. Já no dia 1º de julho, levará a campanha Por um Recife sem Racismo ao Pátio de São Pedro.
 
Assistência social – A Secretaria de Assistência Social trabalhará com uma ação de combate ao trabalho infantil. Cerca de 70 pessoas, entre educadores sociais, oficineiros, supervisor e coordenador, trabalharão nos três finais de semana do dia 15 ao 30, de quinta-feira a domingo, exceto no último fim de semana dos festejos juninos. Um estande será montado no Sítio Trindade nesse período, durante o horário de funcionamento do polo.  Na mesma ocasião, duas equipes itinerantes, compostas por um supervisor e quatro educadores sociais, percorrerão a cidade, verificando qualquer situação de trabalho infantil. Elas ficarão divididas entre o Marco Zero, a Praça do Arsenal e o Pátio de São Pedro; Parque Dona Lindu e Ibura. A expectativa é de acolher cerca de 50 crianças e adolescentes (até 14 anos) por dia.
 
Limpeza – Para a abertura do São João do Recife, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) montou um esquema especial de limpeza no Centro e na Zona Norte da cidade. Desde sexta-feira (08), cerca de 30 homens estão mobilizados para manter a limpeza antes, durante e após as festas. Com os serviços de varrição, lavagem e coleta, as vias de acesso e os polos de animação junina terão limpeza assegurada. Além disso, serão posicionados 36 contentores para o depósito regular dos resíduos.