NOTÍCIAS

Cultura | 14.06.12 - 19h19

Recife na campanha de combate à violência contra a pessoa idosa

Ações acontecem anualmente e contam com a participação de diversos parceiros

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), promove, nos dias 15 e 19 deste mês, ações de fortalecimento da Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, na Praça Dom Vital, em frente ao Mercado de São José, e no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, localizado na Imbiribeira. As atividades têm como objetivo principal  conscientizar a população sobre os direitos dos idosos, por meio de prevenção, denúncia e fiscalização. Apresentações culturais, distribuição de material informativo e prestação de serviços, farão parte da programação.

“A violência contra o idoso é uma grave violação aos Direitos Humanos. Nós temos registros de denúncias de maus tratos e utilização do dinheiro do idoso para o sustento de terceiros, por exemplo. Infelizmente, muitos desses abusos são provocados pelos próprios familiares”, afirma o assessor executivo da SDHSC, Cirilo Mota, destacando a importância da realização da campanha.

Na sexta-feira (15), as intervenções acontecerão das 8h às 12h, na Praça Dom Vital (São José), e marcarão o Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006 pela Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos (International Network for the Prevention of Elder Abuse – INPEA), em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na terça-feira (19), as ações acontecerão das 14h às 16h, no Aeroporto Internacional do Recife, com recepção dos vôos e entrega de material alusivo à campanha. Entre as apresentações culturais, estão o Grupo de Idosos Educadores em Saúde (IESA) e a quadrilha do Grupo de Pessoas Idosas do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social de Pernambuco (SINDSPREV-PE), que se apresentarão nos dois dias.

A Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa faz parte dos compromissos da gestão municipal e acontece todos os anos em parceria com o poder público e entidades da sociedade civil. Entre os parceiros, estão o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR), a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ), a Associação Brasileira de Parkinson (ABP), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério Público, a Delegacia da Pessoa Idosa, a Promotoria da Pessoa Idosa e diversas secretarias da gestão municipal.

Confira a programação completa AQUI