NOTÍCIAS

Cultura | 14.06.12 - 10h30

Recife recebe a maior nota do País em estudo do Ministério do Turismo

Ao lado de São Paulo, a capital pernambucana foi o grande destaque na premiação do Índice de Competitividade do Turismo Nacional
 
O Recife foi premiado no programa do Ministério do Turismo (MTur) que visa qualificar os destinos turísticos brasileiros. Em 13 dimensões avaliadas pelo Ministério, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Sebrae, com todas as capitais brasileiras, a cidade foi a que obteve a maior nota geral da pesquisa. A premiação faz parte do Estudo dos 65 Destinos Indutores do Brasil e reuniu secretários e dirigentes de turismo de todas as capitais do País, em evento realizado nesta quarta-feira (13), no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu, Paraná.
 
De todas as capitais brasileiras, Recife e São Paulo dividiram o título de ‘Melhor Índice de Competitividade do Brasil’, ou seja, entre todas as áreas que o turismo atua, essas duas cidades são as destaques do país. Desde 2009, o MTur premia as ações que servem de modelo de excelência para todo o Brasil. Em 2009 e 2010, a Secretaria de Turismo do Recife recebeu o prêmio “Políticas Públicas no Turismo”, também em 2010, o de “Melhores Práticas do Turismo - Caso de Sucesso no quesito Marketing e Promoção do Destino”, com o Projeto "Recife te quer".
 
O Recife também foi destaque no item “Capacidade Empresarial”, obtendo a nota 91,5. Nesse mesmo item, a média nacional foi de 59,3 e das capitais girou em torno de 85 pontos. Outro índice considerável foi o de “Infraestrutura Geral”, com a nota 87,4. Em termos gerais, a média nacional nesta dimensão atingiu o patamar de 68,4.
 
A ideia do Ministério do Turismo é fazer com que as experiências e as práticas bem sucedidas sejam multiplicadas para outros destinos que integram as regiões turísticas do País”, disse o secretário de Turismo do Recife, Carlos Braga.
 
Já a representante da gestão municipal no evento, a diretora de Qualidade da Secretaria de Turismo do Recife, Denise Marques, destacou o resultado da avaliação. “A escolha se deu em função do excelente desenvolvimento que o turismo da cidade teve nos últimos anos. Através dessa série histórica que o MTur faz, podemos traçar um diagnóstico real do Recife e avaliar os erros e acertos ao longo dos anos. A competitividade traz esse olhar para dento, avaliando o próprio destino podemos querer sempre mais em relação às nossas próprias potencialidades”.