NOTÍCIAS

| 14.06.12 - 12h45

Usuários do Academia da Cidade comemoram o São João no Parque 13 de Maio

Encontro reuniu mais de 800 pessoas entre usuários dos polos e público em geral
 
Por Tádzio Estevam
 

A descontração e vitalidade foram os grandes destaques da terceira edição do São João da Academia da Cidade, organizado pelo programa de promoção à saúde e atividades físicas, criado pela Secretaria de Saúde do Recife há dez anos. Mais de 800 pessoas compareceram ao evento, surpreendendo os organizadores que prepararam uma grande festa junina no Parque 13 de Maio na última quarta-feira (13), dia de Santo Antônio.
 
Animados por uma forróvioca (frevioca que neste período do ano se transforma numa verdadeira banda de forró pé-de-serra), os ‘matutos’ e ‘matutas’, se esbaldaram dançando ao som dos ritmos juninos. Vindos de todos os 30 polos que já funcionam no Município, os usuários se vestiram a caráter, organizaram apresentações, dançaram quadrilha e ainda participaram de atividades físicas. Foi o caso da dona Maria Helena Rodrigues, de 69 anos, usuária do polo Simão Borba, em Areias. Vestida de noiva, a dona de casa, não escondia a felicidade de participar da festa. “Adoro São João, assim como amo participar deste programa da prefeitura. Desde fevereiro, quando o polo foi entregue pelo prefeito, que eu não perco um dia sequer de aula. Nem eu nem minhas amigas”, festejou. Quando perguntada sobre o noivo, ela disparou: “O noivo se perdeu. Foi embora e me deixou!”, brincou.
 
Dona Helena participou da apresentação que fez um resgate da Dança da Peneira, organizada pelos usuários do polo Simão Borba e Herois da Restauração. Além deles, também houve outras atrações como o grupo Dengosas, Mestre Meia Noite com coco e ciranda, danças populares com os usuários do polo de San Martin, homenagem a Luiz Gonzaga, entre outros.
 
Para a coordenadora geral do programa, Geanine Barros, agregar o programa Academia da Cidade ao calendário cultural do Recife é de suma importância. “Nesses espaços conseguimos reunir nossas atividades aos grandes eventos promovidos pelo Município. Este São João é um retrato fiel da promoção da saúde e da cultura. Uma festa num ambiente familiar que promove a interação entre as pessoas e ainda possibilita a visitação aos espaços públicos do Município”, disse.
 
O Arraiá da Academia da Cidade é uma promoção da Secretaria de Saúde do Recife. Este ano o evento chega a sua terceira edição. Em 2010 a festa aconteceu no pólo do bairro do Coque e reuniu cerca de 450 pessoas. Em 2011, o encontro foi na Lagoa do Araçá onde também estiveram presentes centenas de pessoas.