NOTÍCIAS

Educação | 14.06.15 - 17h02

Prefeito entrega creche e confere atividades de cidadania e lazer na Cohab

img_alt

Gestor percorreu as instalações do novo equipamento e participou das atividades do Recife de Coração nos Bairros, na manhã deste domingo (14). (Foto: Andrea Rêgo Barros/ PCR)

 

Uma nova unidade de ensino para crianças foi entregue pela Prefeitura do Recife à população. Na manhã deste domingo, o prefeito Geraldo Julio percorreu as instalações da Creche Municipal Isabel Silvana de Melo, o novo equipamento que era uma demanda antiga da comunidade do Pantanal, no bairro da Cohab,  irá beneficiar os moradores do entorno do Conjunto Habitacional Mariazinha. Na ocasião, o gestor também conferiu as diversas atividades de cidadania e lazer que foram promovidas no local por meio do Recife de Coração nos Bairros, capitaneado pela Secretaria de Turismo e Lazer, e do Pacto Pela Vida do Recife, programa coordenado pelas Secretarias de Planejamento e Gestão e Segurança Urbana. 

"Viemos aqui ao Recife de Coração nos Bairros ver a alegria de toda a criançada, de toda a população, mas o mais importante hoje aqui é a inauguração da Creche Isabel Silvana, que leva o nome de uma das grandes lutadoras dessa comunidade. O povo daqui é muito perseverante, as conquistas que aconteceram aqui, como o habitacional e agora essa creche, é uma conquista da luta do povo, que sempre precisou do poder público. A gente está muito feliz de ver a creche toda equipada e preparada para receber as crianças, sabendo que aqui na comunidade a gente tem que continuar trabalhando", afirmou o prefeito.  

A Creche Municipal Isabel Silvana de Melo foi batizada em homenagem à professora e  liderança comunitária já falecida que lutou pela instalação do equipamento e foi construída pela Companhia Estadual de Habitação (Cehab), como parte de um conjunto habitacional inaugurado em 2013, e recebeu investimentos municipais de cerca de R$ 200 mil, referentes a adequações como pintura, instalações elétricas, climatização e instalação de cerâmica, muro e gradil. 

A população esperava pela obra há pelo menos 15 anos, quando as fortes chuvas ocorridas no ano 2000 afetaram diversas famílias, que ficaram abrigadas no antigo CAIC até a construção do habitacional. "A creche vai ajudar muito, porque antes eu queria trabalhar, mas não tinha onde deixar o meu filho. Agora eu vou ficar mais tranquila, porque a creche vai ajudar tanto o meu filho, quanto vai me ajudar. Fazia tempo que a gente esperava, estávamos ansiosos por esse dia", comemorou Vanessa Cristina, mãe de Ryan, de um ano.

A nova unidade da Secretaria de Educação tem capacidade para receber 50 crianças. "A partir de agora, os pais e as mães vão ter um local com segurança e dignidade para deixar as crianças quando forem trabalhar. Vamos atender crianças de zero a 3 anos, desde o berçário. Os alunos vão ter uma alimentação de qualidade feita aqui na creche com cinco refeições diárias, com cardápio variado orientado por nutricionistas e rica em vitaminas e proteínas, que são importantes para o desenvolvimento das crianças. Também temos recursos para auxiliar o desenvolvimento pedagógico dessas crianças, como livros, brinquedos, CDs e biblioteca", detalhou o secretário de Educação, Jorge Vieira. 

CIDADANIA E LAZER - Neste domingo, atividades para todas as idades tomaram conta do bairro da Cohab, ficando concentradas na Avenida 12 de Junho. Além de inaugurar a creche, o prefeito Geraldo Julio, junto com sua família acompanhou as apresentações culturais, participou das atividades do polo esportivo e conferiu os serviços ofertados gratuitamente para a população por meio dos projetos Recife de Coração nos Bairros e Pacto Pela Vida do Recife. 

 No polo esportivo do evento, os moradores puderam se divertir nas atividades de vôlei, handebol, badminton, futebol de barrinha, futevôlei, futetênis, skate e slackline. Pula pula, camas elásticas, piscina de bolinha, tobogã e futebol de botão fizeram a festa das crianças. "Estou achando tudo ótimo, principalmente as brincadeiras para as crianças. Essa é a primeira vez que a nossa comunidade recebe atividades como essas", comemorou a moradora Edna Maria, de 54 anos.

Uma programação cultural também animou o domingo com as apresentações da Companha de Dança e Teatro 100% Show, Quadrilha Junina Coração de Amigos, além das bandas Lá Vamos Nós, Bria Soul e Mandagaroba. Uma feira de artesanato local também estava à disposição dos visitantes.  No polo de serviços, a população teve acesso à emissão de carteiras de trabalho, aferição de pressão e mamografia, além de orientações sobre saúde mental e bucal, doenças crônicas e educação ambiental. 

No sábado, os moradores também puderam contar com orientação jurídica e uma série de ações de saúde, como aferição de pressão e glicemia, vacinação, teste rápido de HIV e exames dermatológicos, além de serviços de cadastramento para castração de cães e gatos, vacinação anti-rábica e distribuição de kits com vermífugo e polivitamínicos. As crianças também puderam participar da atividade Vacinação Contra a Violência, que consiste em um jogo eletrônico para crianças de até 12 anos e destaca a importância das boas escolhas. O projeto Cine Debate 30 Segundos Contra o Crack também foi levado ao bairro do Cohab, exibindo filmes de meio minuto produzidos por cineastas pernambucanos, assim como oficinas esportivas.

Lançado no ano passado para replicar o sucesso do Recife Antigo de Coração em todas as RPAs da cidade, o Recife de Coração nos Bairros já contemplou os bairros do Ibura, Várzea, Santo Amaro, Vasco da Gama, Jardim São Paulo, Guabiraba, Hipódromo, Brasília Teimosa, Joana Bezerra, Cordeiro e Água Fria. 

Este ano, o mutirão do programa Pacto pela Vida do Recife já foi realizado na Várzea e duas vezes na Cohab, uma no Campo do Nacional e esta no CAIC Pantanal. Em 2013 e 2014, o mutirão também foi realizado nos Torrões e no Ibura. Até o final deste ano, todos os 10 bairros prioritários do programa serão contemplados.