NOTÍCIAS

Cultura | 14.07.12 - 14h21

População escolhe as primeiras obras do Orçamento Participativo nas Plenárias 2012

Público compareceu em peso. Foto: Clélio Tomaz

Micro Região 2.1 teve definida as obras que são prioritárias para a comunidade

Moradores da Micro Região 2.1 que envolve os bairros de Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos, Ponto de Parada, Rosarinho e Torreão definiram através do voto na noite desta sexta feira (13) as 10 obras e ações que deverão ser realizadas pela Prefeitura do Recife. Além disso foram escolhidas também 18 delegados nesta plenária, totalizando 44 delegados entre os moradores que se candidataram ao cargo em toda MR 2.1 que farão o acompanhamento do planejamento e execução das obras e ações. A plenária que determinou a listagem final aconteceu na sede da Acomac (Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Recife), em Campo Grande, e contou com presença de cerca de 500 moradores sendo que 300 se cadastraram para ter direito ao voto. O resultado desta plenária se somou ao resultado da plenária realizada no último dia 11 na Campina do Barreto. A lista agora vai para a votação dos moradores através das urnas eletrônicas e pela Internet. A data e locais onde as urnas estarão distribuídas ainda serão determinados pela equipe de coordenação do OP. Esta segunda etapa de votação será apenas para definir a ordem das prioridades, e só poderá votar quem não votou presencialmente nas plenárias.

Quem estava muito feliz com o resultado foi Maria Gorete Santos, moradora da Ilha de Joaneiro. Ela foi delegada do OP até 2009, quando se ausentou para cuidar da mãe adoentada. Agora, Gorete voltou a fazer parte do OP como delegada eleita e ainda viu a ação que defendia – a implantação dos Círculos Populares na Ilha de Joaneiro - entrar na lista das escolhidas pela população. “Já conquistamos muita coisa com o Orçamento Participativo. As ruas calçadas, o saneamento, o posto de saúde, a Academia da Cidade... agora precisamos fazer algo pela juventude, ocupar os jovens para que eles não tomem o caminho das drogas e da violência”, alertou Gorete.

“O povo da Ilha de Joaneiro está satisfeito”, foi com esta frase que Marluce Ferreira, outra delegada eleita do OP falou aos moradores. Ela pediu ainda uma salva de palmas para todos que estavam ali. “Deixamos de morar na lama para morar nas ruas calçadas. Hoje temos endereço, escola, saúde e tudo graças primeiramente a Deus, ao trabalho desta Prefeitura que eu confio e a todos vocês que saem de suas casas para votar no OP”, falou Marluce fechando a noite com muitos aplausos

Veja agora a lista completa das obras definidas para a Micro região 2.1.

  • Polo oficial de carnaval na Praça de Campo Grande
  • Requalificação do Centro de Convivência Novais filho – Campina do Barreto
  • Cursos Profissionalizantes para Campina do Barreto
  • Cursos profissionalizantes para o Chié – Campo Grande
  • Implantação da Academia da Cidade no Arruda
  • Pavimentação e drenagem da Travessa Pedro Rodrigues de Barros – Arruda
  • Pavimentação, drenagem e recuperação da Rua São Joaquim do Monte – Campina do Barreto
  • Implantação da Academia da Cidade na Praça Jamil Dagli - Campina do Barreto
  • Pavimentação e drenagem da 1ª travessa da Rua Pedro Celso - Ilha de Joaneiro - Campo Grande
  • Implantação dos Circulos Populares na Ilha de Joaneiro - Campo Grande

Mais informações, clique aqui

ASSUNTOS: