NOTÍCIAS

| 14.07.15 - 14h26

Arteterapia é tema de debate no Fórum de Práticas Integrativas do Recife

img_alt

O evento acontece todo mês e é aberto ao público. (Foto: Cortesia)

 

O Núcleo de Apoio em Prática Integrativas e Complementares da Secretaria de Saúde do Recife promoveu, ontem (13), no Centro Integrado de Saúde (CIS), no Engenho do Meio, um debate sobre arteterapia, no 17º Fórum de Práticas Integrativas e Complementares do Recife. O evento acontece todo mês no CIS e tem entrada gratuita.

Psicólogos e arteterapeutas conduziram a discussão que contou com a participação de cerca de 40 pessoas. Elas foram divididas em quatro oficinas: a primeira levantou o tema como ser mulher neste século e a proposta de reinventar as narrativas que o mundo oferece. A segunda oficina trabalhou com poesias, enquanto a terceira tratou de teatro de bonecos e a quarta oficina falou sobre barro.

Segundo Andrea Graupen, psicóloga que levou a oficina para as mulheres se reconhecerem e se reinventarem, é importante entender as histórias que não foram contadas, mas que as mulheres sonham em viver. “A oficina de hoje foi bem legal, pude ver como temos vivências comuns, apesar de estarmos aqui em várias gerações, temos histórias que se repetem, como vergonha e culpa, por exemplo, e precisamos nos libertar. E a arteterapia entra nesse contexto para nos ajudar a recriar as histórias das mulheres”, disse a psicóloga.

Para a estudante de psicologia, Adriany Castro, o fórum foi importante para que cada pessoa pudesse se conhecer melhor. “Fazer essa conexão com outras pessoas foi uma experiência muito rica, não só para a minha experiência profissional, como uma experiência de vida”, afirmou Adriany.