NOTÍCIAS

Educação | 14.07.15 - 13h43

Colônia de férias anima o recesso escolar da rede municipal do Recife

img_alt

A programação inclui contação de histórias, passeios externos, esportes, brincadeiras com jogos de raciocínio e leitura de livros infantis. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Teve inicio, nesta segunda-feira (13), a colônia de férias da rede municipal de ensino do Recife. Durante as duas semanas de recesso escolar, os estudantes terão a oportunidade de se divertir e ao mesmo tempo fazer uma revisão dos conteúdos aprendidos nas aulas de português e matemática do primeiro semestre. Neste primeiro ano de ação, 2.500 alunos do 5º ano de 200 escolas municipais participarão da programação até o dia 24. A Escola Municipal Engenho do Meio, que é um dos 30 polos que sediam as atividades do projeto, recebeu estudantes de cinco escolas de bairros próximos nesta segunda.

Durante a  manhã, os alunos se apresentaram uns aos outros através de atividades que trabalharam a personalidade e os gostos de cada um. A aluna Maria Eduarda Santana, 10 anos,  gostou de conhecer novos colegas. "Queria que todas as férias fossem assim. É sempre bom conhecer novas pessoas. Estou me divertindo bastante".

Os alunos também participaram de um ditado em que tiveram que escrever as palavras ditadas através da tecnologia das mesas educacionais. Os equipamentos permitem que os estudantes interajam com blocos magnéticos conectados a um monitor que projeta os movimentos e as atividades elaboradas.

Já à tarde, todos os alunos participaram de atividades de contação de histórias e aula de dança, além de jogarem futebol e queimado. Para Bianca Simonitti, diretora da Escola Engenho do Meio, momentos como esses colocam os estudantes em um ambiente de lazer e aprendizagem. "Muitos alunos não têm condições de ter as férias dos sonhos, como ir a um shopping ou viajar. As  atividades da colônia de férias são acessíveis e estimulam o aprendizado através de atividades lúdicas, de uma maneira mais descontraída", explica a gestora. 

A programação organizada pela Secretaria de Educação do Recife ainda inclui apresentações teatrais, passeios externos, brincadeiras com jogos de raciocínio e leitura de livros do Programa de Letramento do Recife (Proler). O projeto de colônia de férias foi batizado de "Proler nas Férias com Você".