Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 14.07.20 - 17h59

Recife retoma o comércio dos quiosques e autoriza banho de mar, a partir desta quinta-feira (16)

A Prefeitura do Recife anuncia a reabertura dos quiosques da Orla de Boa Viagem, a partir desta quinta-feira, para o comércio de água, água de coco, frutas, sucos, açaí e produtos naturais. A Pracinha de Boa Viagem volta com a venda de artesanato e o banho de mar também passa a ser autorizado nas áreas seguras. O uso de cadeiras, guarda-sóis e isopor na faixa de areia continuam proibidos.


A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, está dando continuidade a retomada gradual dos serviços oferecidos na cidade. Na Orla de Boa Viagem, um dos principais cartões-postais recifenses, os mais de 60 quiosques serão reabertos a partir desta quinta-feira (16), das 15h às 20h. A partir da sexta-feira (17), o horário passa a ser das 6h às 20h. A Feirinha de artesanato da Pracinha de Boa Viagem também está de volta, das 15h às 20h, a partir desta quinta, assim como o banho de mar nas áreas seguras.

Assim, a partir da quinta-feira os quiosqueiros poderão comercializar água, água de coco, frutas, sucos, açaí e produtos naturais. Já a partir da segunda-feira (20) o comércio se adequa para a venda de alimentos em conformidade com o protocolo de abertura dos serviços de alimentação, publicado pelo Governo do Estado de Pernambuco, com o funcionamento reduzido, das 6h às 20h.

”Sabemos da importância dessas retomadas, tanto para os trabalhadores quanto para os cidadãos. Por isso, é essencial que as pessoas tenham a consciência de evitar aglomerações e continuar com o uso das máscaras”, reforçou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça. Na praia, seguem proibidas as montagens de barracas, guarda-sóis e aglomerações na faixa de areia. Dando assistência aos ambulantes e barraqueiros, a Prefeitura do Recife iniciou hoje (14) a entrega de mais de mil cestas básicas. 

Todos os dez banheiros públicos disponíveis ao longo da orla também serão reabertos a partir desta quinta-feira, das 6h às 20h, para dar assistência aos banhistas. Durante a primeira fase de flexibilização, apenas três estavam abertos ao público.

As reaberturas dos espaços públicos do Recife, assim como a volta dos serviços existentes na cidade, estão sendo decididas a partir de estudos que garantem a segurança das pessoas. Todos protocolos sanitários acompanham os decretos do Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife. A promoção do lazer, cultura e diversão também são importantes para a saúde das pessoas.

Há um mês, a população voltou a ter acesso aos parques, praças e Orla de Boa Viagem para a prática de atividades físicas individuais (como caminhada, corrida, ciclismo), que depois foi ampliada para atividades individuais com acompanhamento de profissionais de educação física. Desde o mês passado as pessoas também voltaram a contar com a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, disponível aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h. O percurso foi ampliado em mais 8km em pontos estratégicos de conexão com a rede ciclável fixa da cidade, garantindo 160 km de espaço exclusivo para os ciclistas

As ações realizadas pela Prefeitura do Recife para a contingência da covid-19 conquistaram a marca de mais de 50 dias de redução de novos casos. O retorno das atividades nos parques, praças e orla seguem a orientação técnica do D.A.D.O, plataforma encomendada pela Prefeitura do Recife ao Porto Digital, que garante a retomada segura das atividades econômicas e sociais na cidade.